Defina Trono: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina trono? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra trono, e também o que é trono.

Imagem representando Trono

Um vocábulo grego chegou ao latim como thronus e depois para o nosso idioma como trono. O termo refere-se ao assento que usam os soberanos ou os monarcas. Por exemplo: "Ofuscado, o rei levantou-se do trono e exigiu que todos se retiraram do salão", "A sua Majestade pediu que lhe levassem a refeição no trono, "O sultão tropeçou quando se dirigia para o seu trono".

Em geral, o trono é usado em cerimónias solenes e actos oficiais. Este assento que se caracteriza pela sua ornamentação costuma situar-se num lugar elevado e, muitas vezes, debaixo de um dorsel. O objectivo é que a autoridade que está sentada no trono sobressaia das restantes pessoas que se encontram no mesmo ambiente, no chamado são ou sala do trono.

Para além das suas características como elemento físico, a importância do trono sempre foi simbólica. Aceder ao trono representa contar com o poder de governar um povo. Por isso, o conceito é utilizado, através da metonímia, para designar uma monarquia em geral.

A noção também é usada para mencionar a qualquer lugar de privilégio ou uma posição que implica liderança: "O Canal 6 conservou o trono da televisão nacional a conseguir ser o canal mais visto pelo oitavo mês consecutivo", "Lionel Messi e Cristiano Ronaldo disputam há años o trono do melhor jogador do mundo", "Com este título, o jogador de ténis espanhol recuperou o trono que tinha perdido em 2012".

Separação silábica de trono

O termo Trono possui 5 letras e tem 2 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • tro
  • no

Separação silábica da palavra Trono: Tro-no

Como pronunciar trono

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Trono.



Porquinho Mascote do site
Dicionários