Defina Trofismo: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina trofismo? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra trofismo, e também o que é trofismo.

Imagem representando Trofismo

O conceito de trofismo é usado com frequência no âmbito da medicina em referência àquelas funções do organismo que estão vinculadas à nutrição, ao desenvolvimento e à conservação de um tecido.

Existem diversas estruturas orgânicas que estão envolvidas no estado saudável dos tecidos. A sua função pode ser estudada a diversos níveis: pode-se analisar o trofismo a partir da pele, dos músculos, etc. Para isto, o médico tem à sua disposição diversos instrumentos e análises que lhe permitem obter os dados necessários.

O estudo do trofismo na ginecologia, por exemplo, permite saber que tipos de células se encontram na zona genital e como se regeneram. Essa informação, que pode variar de acordo com o momento do ciclo reprodutivo da mulher, pode proporcionar informação útil para a prevenção ou o tratamento de diversas doenças.

No caso específico dos músculos, o trofismo depende dos movimentos, a inervação e a irrigação do sangue. A falta de mobilidade e o exercício físico excessivo são alguns dos fatores que podem afetar o trofismo muscular.

É importante que seja esclarecido que há diferença entre tônus muscular, trofismo e hipertrofia muscular.

O tônus diz respeito ao estado involuntário da contração ou tensão elástica natural dos músculos do corpo, os quais são responsáveis por fazer com que eles entrem em ação, contribuindo para o seu movimento imediato. Sem o tônus muscular o músculo levaria mais tempo para responder aos estímulos (comandos) do cérebro. No entanto, quando há um aumento do tônus muscular isso é devido a alguma doença, sendo que esse aumente anormal é conhecido como hipertonia.

Enquanto isso, o trofismo diz respeito ao volume da massa muscular que existe no corpo. E esse volume, em determinadas partes do corpo, pode ainda ser aumentado, ou seja, pode haver o que é conhecido como "hipertrofia". A hipertrofia, além de proporcionar o aumento da massa muscular, também pode fazer também com que haja uma aumento da força desse músculo. Logo, para isso é necessário que esse músculos ou músculos sejam usados frequentemente, como é o caso das pessoas que fazem academia. O contrário acontece, quando usamos pouco um músculo e ele vai perdendo massa, temos o que é chamado de "hipotrofia", que é a diminuição da massa muscular. No entanto, esse termo é pouco usado nesse tipo de caso.

Em casos de acidentes ou outras questões em que uma pessoa precise ficar hospitalizada e não possa fazer uso de determinados membros do corpo por certo tempo, é importante a fisioterapia para evitar problemas tanto no tônus muscular quanto no trofismo muscular.

Numa avaliação fisioterapêutica é possível tanto identificar o tônus muscular quanto avaliar também o trofismo muscular e a força dos músculos.

A partir do seu significado essencial relacionado com a nutrição de um tecido, é possível aplicar a ideia de trofismo em diversos campos. Na medicina, como já mencionamos, aparece o trofismo vaginal, o trofismo muscular, o trofismo intestinal e outros. Também se fala de trofismo na biologia, fazendo referência a certas condições do meio ambiente.

Separação silábica de trofismo

O termo Trofismo possui 8 letras e tem 3 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • tro
  • fis
  • mo

Separação silábica da palavra Trofismo: Tro-fis-mo

Como pronunciar trofismo

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Trofismo.



Porquinho Mascote do site
Dicionários