Você quer que eu defina traumatologia? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra traumatologia, e também o que é traumatologia.
A traumatologia é o ramo da medicina especializado nos traumatismos e nas suas consequências. Os especialistas em traumatologia, conhecidos como traumatologistas, estudam as lesões que se produzem no aparelho locomotor.
Apesar de o nome desta disciplina aludir directamente aos traumas (lesões causadas por agentes mecânicos), a traumatologia também se dedica a outros tipos de lesões e transtornos. Deste modo, concentra a sua atenção em tudo aquilo que pode incidir no normal funcionamento do aparelho locomotor.
A origem da traumatologia é muito antiga. Hipócrates (460 a.C. – 370 a.C.) já recorria às férulas para imobilizar os ossos fracturados e conseguir a sua recuperação. Bastante tempo depois, a partir da combinação de sulfato cálcio e água, foram criados os gessos para conseguir as imobilizações.
A introdução de pesos, a radiologia e os dispositivos ortopédicos foram outros avanços relacionados com o desenvolvimento da traumatologia em todo o mundo.
Actualmente, a traumatologia dedica-se ao estudo e ao tratamento das diferentes lesões que se podem produzir nas extremidades e na coluna. Na sua órbita de acção entram as fracturas ósseas, as luxações e diferentes classes de contusões.
Os tratamentos da traumatologia podem ser diversos. Alguns são conservadores, como a implementação de ligaduras ou a colocação de um gesso. Outros tratamentos são mais invasivos, como as intervenções cirúrgicas que são utilizadas para instalar parafusos, placas e outros elementos no interior do corpo. A escolha de um ou outro tratamento é realizada pelo profissional de acordo com o tipo de lesão.
O termo Traumatologia possui 13 letras e tem 6 sílabas que estão separadas da seguinte forma:
Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Traumatologia.