Defina Texto poético: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina texto poético? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra texto poético, e também o que é texto poético.

Imagem representando Texto poético

Um texto é um conjunto de signos, codificados num sistema, com o intuito de transmitir uma mensagem. A poesia, por sua vez, está associada à carga estética das palavras, especialmente quando estão organizadas em verso.

O texto poético é portanto aquele que apela a diversos recursos estilísticos para transmitir emoções e sentimentos, respeitando os critérios de estilo do autor. Nas suas origens, os textos poéticos tinham um caráter ritual e comunitário, embora tenham aparecido outras temáticas ao longo dos anos.

Os primeiros textos poéticos, por sua vez, foram criados para serem cantados. Por esse motivo eles, até os dias atuais, apresentam essa musicalidade.

O mais habitual é que o texto poético esteja escrito em verso e se chame poema ou poesia. Existem, no entanto, textos poéticos desenvolvidos sob a forma de prosa.

Os versos, as estrofes e o ritmo compõem a métrica do texto poético, onde os poetas gravam o cunho dos seus recursos literários. Sendo que um verso se caracteriza por uma linha e cada conjunto de versos formam uma estrofe.

Num texto poético o ritmo se traduz num elemento crucial para que o mesmo se distinga dos demais tipos de textos. E esse ritmo resulta na pausa demarcada pelas silabas tônicas, rimas, etc.

É importante que não se confunda o ritmo no poema com o ritmo na música. Pois, apesar de ambos possuírem uma certa afinidade, no texto poético o ritmo é fundamentado na métrica (onde se mede o tamanho dos versos) e já a música é regida pelo compasso.

Os textos poéticos destacam-se pela inclusão de elementos de valor simbólico e de imagens literárias. Desta forma, cabe ao leitor ter uma atitude ativa para decodificar a mensagem. Ou seja, há necessidade do leitor estudar determinado texto a fim de compreender a mensagem qual o escritor objetivou transmitir por meio dele. Por exemplo: um texto poético pode fazer referência ao sol como "a moeda dourada" ou a "fonte da vida", ao passo que um texto científico o mencionaria como sendo uma "estrela de tipo espectral".

Todos os elementos utilizados num texto poético visam transmitir uma mensagem ao leitor e incitarem nele reflexões ou fazer com que seja despertada nele emoções como alegria, tristeza, reflexão, desenvolver um ambiente de nostalgia entre que lê o texto e quem o escreveu, entre outros.

Em conclusão, o objetivo desse tipo de texto é gerar no leitor algum tipo de reação. E, nesse sentido, as palavras são utilizadas de maneira organizada e com uma preocupação tamanha no tocante a estética.

Um texto poético destaca-se por sua riqueza e também pela complexidade pela qual ele é desenvolvido. Esse tipo de texto pode ser visto como um modo de expressar ou apresentar, por meio de palavras, determinado fato de uma forma única. Ele conta com elementos que tangem a sensibilidade e uma musicalidade inerente.

No gênero poético, é evidenciada a estética da linguagem acima do próprio conteúdo graças a diversos procedimentos a nível fonológico, semântico e sintático. O texto poético moderno costuma caracterizar-se pela sua capacidade de associação e de síntese, com abundância de metáforas e de outras figuras literárias.

Separação silábica de texto poético

O termo Texto poético possui 12 letras e tem 5 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • tex
  • to
  • poé
  • ti
  • co

Separação silábica da palavra Texto poético: Tex-to-poé-ti-co

Como pronunciar texto poético

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Texto poético.



Porquinho Mascote do site
Dicionários