Defina Somatometria: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina somatometria? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra somatometria, e também o que é somatometria.

Imagem representando Somatometria

Somatometria é um conceito relacionado com o grupo de técnicas que permitem realizar medições exactas das dimensões de um corpo.

A somatometria, por conseguinte, encontra-se na órbita da anatomia. A biologia, a paleontologia, a antropologia e outras ciências apelam à somatometria para realizar diferentes tipos de estudos.

O índice de massa corporal (IMC), a estatura e o peso são variáveis medidas pela somatometria. A estes dados são registados os chamados sinais vitais (o pulso, a pressão arterial, a temperatura) para completar a realização de um exame físico básico.

Considera-se que a estatura e o peso são medidas de tipo geral de comprimento e de massa, respectivamente. A somatometria também recorre a outros estudos, como a medição do comprimento dos membros ou o estabelecimento de proporções entre diferentes partes e zonas do corpo.

Uma análise geral da somatometria de uma pessoa pode implicar medir o comprimento do seu corpo desde a cabeça até à planta dos pés, junto à medição do contorno da sua figura. Além do mais, quantifica-se a massa (que conhecemos sob o nome de peso). Os resultados destas medições são úteis para que o profissional médico valorize o estado nutricional do sujeito. Os valores da somatometria, complementados com outro tipo de estudos (como a análise de sangue e urina, por exemplo), podem ajudar o profissional a realizar um diagnóstico.

Dentro do âmbito da enfermagem a somatometria tem grande protagonismo. Em concreto, a mesma é usada neste caso com vários e importantes objectivos como acontece com os seguintes:

-Valorizar/observar o estado de saúde que tem o paciente.
-Poder detectar algumas medidas que não se ajustem em absoluto aos índices considerados de normalidade corporal.
-Apreciar o crescimento do indivíduo.
-Poder fazer o acompanhamento de um determinado paciente.
-Poder estabelecer um diagnóstico acertado daquilo que acontece ao paciente.

Para poder realizar, assim sendo, a técnica ou a acção da somatometria com toda a fiabilidade e certeza, é importante, isso sim, que previamente os profissionais de saúde tenham em conta uma série de considerações bastante importantes como as que se seguem:
-Em função do sexo ou mesmo da idade, os parâmetros considerados "normais" serão uns ou outros.
-O excesso de roupa e mesmo ter ingerido comida ou bebida previamente às medições podem variar em certa medida os resultados que se obtiverem. Mas não só isso, estes também podem alterar se a pessoa em questão tiver praticado exercício meia hora antes de se submeter ao estudo.

Essa somatometria tem muito protagonismo quando se trata de recém- nascidos, pois virá a determinar se se encontram bem ou apresentam algum tipo de doença ou problema. Nesse sentido, mal chegam ao mundo, as enfermeiras pesam-nos, medem-nos, verificam o perímetro cefálico que possuem, verificam o estado da moleira…

Separação silábica de somatometria

O termo Somatometria possui 12 letras e tem 6 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • so
  • ma
  • to
  • me
  • tri
  • a

Separação silábica da palavra Somatometria: So-ma-to-me-tri-a

Como pronunciar somatometria

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Somatometria.



Porquinho Mascote do site
Dicionários