Defina Semiologia: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina semiologia? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra semiologia, e também o que é semiologia.

Imagem representando Semiologia

A semiologia é uma ciência que estuda todos os sistemas de signos na vida social. O termo tende a ser usado como sinônimo de semiótica embora os especialistas façam algumas distinções entre ambos.

Pode-se dizer que a semiologia trata de todos os estudos relacionados com a análise dos signos, quer linguísticos (vinculados à semântica e à escrita) quer semióticos (signos humanos e da natureza).

O Suíço Ferdinand de Saussure (1857-1913) foi um dos principais teóricos do signo linguístico, ao defini-lo como a associação mais importante na comunicação humana. Para Saussure, o signo é formado por um significante (uma imagem acústica) e um significado (a ideia principal que temos em mente em ralação a uma qualquer palavra).

O Americano Charles Peirce (1839-1914), por sua vez, definiu o signo como sendo uma entidade de três faces, com um significante (o suporte material), um significado (a imagem mental) e um referente (o objecto real ou imaginário ao qual o signo faz alusão).

De acordo com a semiologia, o signo linguístico tem quatro características fundamentais, que são a arbitrariedade, a linearidade, a imutabilidade e a mutabilidade.

Entre os ramos da semiologia, destacaremos a semiologia médica (na medicina, o estudo dos signos através dos quais se manifesta uma doença), a zoossemiótica (a troca de sinais entre animais/comunicação animal), a semiótica cultural (o estudo dos sistemas de significação criados por uma cultura) e a semiótica visual (o estudo dos níveis de leitura de obras de arte com base em diversas técnicas ou disciplinas).

A semiologia relacionada a medicina, por vezes também chamada de propedêutica, faz parte da biomedicina, da fisioterapia, da fonoaudiologia, da odontologia, enfermagem, etc. E ela está relacionada ao estudo dos sintomas e dos sinais das doenças nos seres humanos.

Semiologia médica vem do grego: semeîon = sinais + logos = estudo. Assim, ela é a arte de examinar.

Por meio da semiologia o especialista pode conhecer não apenas as queixas do paciente, mas também ter um plano geral do seu estado: suas condições sociais, seus hábitos, sobre sua personalidade, influencias genéticas, etc.

Muitos especialistas hoje em dia acabam não realizando mais esse processo em seus pacientes, deixando de realizar, assim, uma avaliação clínica mais detalhada. Por meio do processo de semiologia poderia se eliminar a necessidade de solicitação de muitos exames, tendo o especialista uma conversa com o paciente e um maior contato físico para identificar problemas através da avaliação clínica.

Para que haja uma semiologia precisa, é de extrema importância que o especialista médico, enfermeiro, farmacêutico, odontologista, etc., tenha o devido conhecimento da fisiologia dos órgãos e também dos sistemas, somente assim poderá ser realizada uma avaliação de maneira adequada e com segurança.

Também, existe um outro termo que costuma surgir com a semiologia médica é a semiotécnica. A semiotécnica trata-se da ação que o especialista realiza após realizar o exame, após a avaliação. Assim, a ação a ser tomada é chamada de semiotécnica. Esse é um campo de estudo que compreende diferentes técnicas usadas pelos da área da enfermagem.

Separação silábica de semiologia

O termo Semiologia possui 10 letras e tem 6 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • se
  • mi
  • o
  • lo
  • gi
  • a

Separação silábica da palavra Semiologia: Se-mi-o-lo-gi-a

Como pronunciar semiologia

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Semiologia.



Porquinho Mascote do site
Dicionários