Você quer que eu defina secreção? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra secreção, e também o que é secreção.
Secreção é um termo que tem a sua origem no vocábulo latino secret?o. O conceito refere-se ao acto e à consequência de segregar.
O verbo segregar, por sua vez, é usado no âmbito da biologia para qualificar a acção desenvolvida pelas glândulas quando expulsam certas substâncias que tenham elaborado.
Uma secreção, por conseguinte, pode ser o processo que desenvolve um ser vivo para expelir do seu organismo uma substância. A noção também é usada para designar aquilo que expulsa.
O processo de secreção começa nas células, quando uma substância deixa o citoplasma através da exocitose ou da osmose. Se a substância sai do organismo, fala-se de uma secreção exócrina, ao passo que se a secreção fica no interior do organismo, trata-se de uma secreção endócrina. Num sentido semelhante, pode-se diferenciar entre as glândulas exócrinas e as glândulas endócrinas consoante o destino das secreções de cada glândula.
O suor é um exemplo de secreção exócrina. Trata-se de um fluído, de composição similar àquela que tem a urina, que segrega a glândula sudorípara e que sai para o exterior do organismo através dos poros.
A oxitocina, a calcitonina, a insulina e a dopamina, no entanto, são alguns exemplos de secreções endócrinas. Estas substâncias são libertadas por glândulas que fazem parte do chamado sistema endócrino, encarregando-se de segregar hormonas que cumprem com diversas funções.
É importante ter em conta que as plantas e as bactérias também desenvolvem secreções que satisfazem diversas necessidades funcionais.
O termo Secreção possui 8 letras e tem 3 sílabas que estão separadas da seguinte forma:
Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Secreção.