Defina Saúde: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina saúde? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra saúde, e também o que é saúde.

Imagem representando Saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde como sendo o estado de completo bem-estar físico, mental e social. Ou seja, o conceito de saúde transcende à ausência de doenças e afecções. Por outras palavras, a saúde pode ser definida como o nível de eficácia funcional e metabólica de um organismo a nível micro (celular) e macro (social).

Dentre os elementos mais importantes para a vida na terra, está a saúde. Ela causa impactos aos seres humanos a todo momento. E pode tanto mudar ao longo dos anos como de maneira quase instantânea.

O estilo de vida, isto é, o conjunto de comportamentos adoptados por uma pessoa, pode ser benéfico ou prejudicial à saúde. Por exemplo, um indivíduo que mantém uma alimentação equilibrada e que realiza actividades físicas diariamente tem maiores hipóteses de desfrutar de uma boa saúde. Pelo contrário, as pessoas que comem e bebem em excesso, que não descansam o suficiente e que fumam correm sérios riscos de sofrer doenças que poderiam ser evitadas.

Logo após A Segunda Guerra Mundial, foi criada a Organização Mundial da Saúde (OMS), e ela fez a definição de saúde incluindo elementos como a prática de exercícios físicos e uma boa alimentação, tendo incluído também o acesso a sistemas de saúde para a população.

Em linhas gerais, a saúde pode dividir-se em saúde física e saúde mental embora, na realidade, sejam dois aspectos interrelacionados. Para o cuidado da saúde física, é recomendada a realização frequente e regular de exercícios, e uma dieta equilibrada e saudável, com variedade de nutrientes e proteínas.

A saúde mental, por outro lado, faz referência ao bem-estar emocional e psicológico no qual um ser humano pode utilizar as suas capacidades cognitivas e emocionais, desenvolver-se socialmente e resolver as questões quotidianas da vida diária.

Convém destacar que as ciências da saúde são aquelas que proporcionam os conhecimentos adequados para a prevenção das doenças e a promoção da saúde e do bem-estar quer do indivíduo quer da comunidade. A bioquímica, a bromatologia, a medicina e a psicologia, entre outras, são ciências da saúde.

O conceito atual de saúde desprende-se do campo biológico, já que não é pensado unicamente do ponto de vista de uma enfermidade. Tal conceito leva em conta também os aspectos políticos e econômicos, de qualidade de vida e também das necessidades básica do ser humano.

Por isso que é importante entender o conceito de saúde analisando o contexto no qual o indivíduo está inserido. Através das relações sociais, culturais e históricas que ele cultiva com outros indivíduos e com o meio ambiente.

Logo, uma pessoa pode avaliar o seu estado de saúde (se são ou não saudáveis) dependendo da maneira como concebem o que é a saúde. A exemplo disso pode-se citar os programas de saúde, os quais são desenvolvidos segundo o entendimento de saúde de quem os idealiza e executa.

E aqui cabe um importante papel para a ciência, que é ajudar na identificação de diferentes tipos de doenças que podem influenciar de forma negativa na saúde. Apresentando tanto as causas de determinada doença, como também as formas de tratamento para eliminá-la.

Separação silábica de saúde

O termo Saúde possui 5 letras e tem 2 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • saú
  • de

Separação silábica da palavra Saúde: Saú-de

Como pronunciar saúde

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Saúde.



Porquinho Mascote do site
Dicionários