Defina Rosácea: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina rosácea? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra rosácea, e também o que é rosácea.

Imagem representando Rosácea

O termo rosácea é usado no âmbito da arquitectura para dar nome às janelas com forma circular que evidenciam ornamentações. O conceito também é usado para denominar os adornos circulares que se penduram num tecto.

As rosáceas foram um elemento bastante importante para a arquitectura gótica, sendo usados nas fachadas de uma grande quantidade de igrejas. A arquitectura românica também fez uso destes elementos; porém, neste caso, costumam-se apreciar nos sectores laterais dos edifícios.

O objectivo principal da rosácea é favorecer a iluminação das igrejas, já que permite que entre/passe a luz natural à construção. Os arquitectos também se decantavam pela colocação de rosáceas para criar efeitos de luz sobre os altares.

A rosácea, por outro lado, podia ter diversos valores simbólicos. Desta forma, a sua inclusão num templo podia representar Jesus Cristo (pela sua relação com os raios solares que projecta) ou a Virgem Maria (por apresentar uma estrutura similar à das rosas).

A Catedral de Notre Dame, igualmente conhecida como Catedral de Nossa Senhora de Paris, é um dos templos mais famosos do mundo que inclui rosáceas entre os seus elementos arquitectónicos. Este emblemático edifício, visitado por milhares de pessoas todos os anos, dispõe de duas rosáceas.

Separação silábica de rosácea

O termo Rosácea possui 7 letras e tem 4 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • ro
  • ce
  • a

Separação silábica da palavra Rosácea: Ro-sá-ce-a

Como pronunciar rosácea

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Rosácea.



Porquinho Mascote do site
Dicionários