Defina Risco-país: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina risco-país? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra risco-país, e também o que é risco-país.

Imagem representando Risco-país

A contiguidade, a proximidade ou a iminência de um eventual dano recebe o nome de risco. Trata-se da possibilidade de que se gera um dano. País, por sua vez, é um termo que pode fazer referência a um Estado, uma nação ou uma região.

A noção de risco país está relacionada com a capacidade de pagamento de um Estado nação. Este índice mede o risco que existe nas operações internacionais que envolvem um país, entendendo-se um risco como possibilidade de não pagamentos.

As entidades que concedem créditos aos países costumam analisar o risco país: quanto maior o risco país, maior a possibilidade de o país em questão não pague as suas dívidas. O indicador, por conseguinte, é bastante importante para as próprias nações uma vez que costumam precisar de crédito internacional para fomentar o desenvolvimento das suas economias.

O risco país mede a situação económica do país, mas também tem em conta questões sociais, políticas e legais. Isto significa que um país cujo governo enfrenta uma etapa de instabilidade ou que sofre uma guerra civil terá um risco país elevado, já que essas circunstâncias também podem incidir na sua capacidade de pagamento.

Existem agências que são especialistas a qualificar estes riscos e a elaborar diferentes ratings. A Moody’s, a Standard & Poor’s e a Fitch são algumas das mais conhecidas e das principais referências na hora de estudar a solvência de um Estado.
Regra geral, considera-se que as tais entidades na hora de estabelecer resultados, coisa que forma periódica, costumam apresentar qualificações tanto a curto como a médio ou longo prazo.

Entre as nações que têm sido qualificadas de maior risco país encontram-se, por exemplo e segundo um trabalho realizado no ano 2011 pela agência Euromoney, tanto a Indonésia como a Grécia, a Malásia, a Rússia, a Irlanda, a Argentina, a Tailândia, a Coreia do Sul, a Espanha e Portugal.

Pelo dito respeito à importância de obter financiamento internacional, a economia de um país –e, por conseguinte, o bem-estar dos seus cidadãos– depende parcialmente do trabalho destas agências que medem o risco país.

Tão importante é o risco país a nível mundial que são muitos os eventos e encontros que tiveram lugar em torno do mesmo. Deste modo, por exemplo, não só nos últimos anos mas também ao longo deste ano 2016 estão previstos vários encontros a esse respeito. Em suma, referimo-nos àqueles que vão organizar o Grupo COFACE, empresa mundial de seguro de crédito, por diversos recantos do mundo.

Barcelona, Madrid, San Sebastián ou Valência são algumas das cidades europeias que vão acolher proximamente a celebração de novos encontros sobre o citado risco país por parte dessa entidade. Nas mesmas, especialistas na matéria darão o seu ponto de vista sobre a situação mundial a esse respeito, abordarão as últimas novidades e analisarão as tendências económicas em todo o planeta.

No passado mês de Janeiro de 2016 decorreu uma conferência deste tipo em Paris, à qual assistiram mais de 1000 pessoas e durante a qual se deram resposta a questões como que esperança há relativamente às economias latino-americanas, como evoluíram os preços do petróleo ou que futuro espera a Comunidade Europeia.

Separação silábica de risco-país

O termo Risco-país possui 9 letras e tem 4 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • ris
  • co
  • -
  • país

Separação silábica da palavra Risco-país: Ris-co---país

Como pronunciar risco-país

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Risco-país.



Porquinho Mascote do site
Dicionários