Defina Retalhista: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina retalhista? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra retalhista, e também o que é retalhista.

Imagem representando Retalhista

Retalhista é um adjectivo que se utiliza no âmbito do comércio em referência à atividade que se realiza a retalhe (à unidade). Por extensão, o termo também se emprega enquanto substantivo, em referência a quem comercializa sob esta modalidade.

Exemplos: "A venda retalhista de roupa aumentou 26% no último ano", "O meu pai tem um negócio retalhista de artigos de limpeza", "Dizem que a cadeia retalhista espanhola se irá instalar no país durante o próximo semestre".

Em Portugal, o comércio caracteriza-se por ser grossista e retalhista e por contar com uma ampla variedade e qualidade, mas ele também é caracterizado por ser um comércio que está mais próximo do povo.

A venda ou distribuição a retalhe (isto é, retalhista) é aquela que se desenvolve de uma empresa comercial para o consumidor final. Na cadeia de distribuição, por conseguinte, é o último elo, uma vez que o produto chega ao seu destino.

Consideremos, por exemplo, o caso do tomate. Em primeiro lugar, há um produtor/agricultor que se encarrega de cultivar o tomate. O produto é enviado do campo para um centro de recolha, como um mercado central. Uma mercearia de bairro compra o tomate a granel (em grande quantidade) e depois vende-o a retalhe ao consumidor final. A mercearia, por conseguinte, é um vendedor retalhista.

O ganho (rendimento) para o retalhista reside na diferença de preço entre o produto comprado a granel e depois vendido a retalhe. No caso anterior, a mercearia pode comprar 100 quilogramas de tomate por 400 dólares, o que supõe pagar 4 dólares o quilo. Ao vender a retalhe no seu estabelecimento, oferece o tomate pelo preço de 4,5 dólares o quilo. Posto isto, vendendo os 100 quilos de tomate, a mercearia terá lucrado 50 dólares.

Os comerciantes caracterizados como retalhistas são aqueles que estão posicionados no meio da cadeira de distribuição, sendo esses intermediários localizados entre os fabricantes ou grossistas e os consumidores finais (pessoas que adquirem os produtos para fins pessoais).

Logo, esse tipo de venda deve contar com o que é necessário para realizar a comercialização de bens para os consumidores finais.

A venda a retalho é uma modalidade que acontece para itens como calçados, vestuário, eletrônicos, alimentos, produtos de higiene, artigos para cama, mesa e banho, entre outros. E essa venda ocorre em locais aberto ao público, nas chamadas lojas de venda ao público, assim as pessoas podem buscar os itens que desejam adquirir. Mas há ainda outras formas de venda retalhista, tais como as que acontecem pela internet ou por telefone, por exemplo.

E as lojas retalhistas ainda podem ser: lojas especializadas numa linha de produtos (essas vendem poucas linhas de produtos, mas há uma grande variedade em cada linha), lojas de departamento, as quais comercializam linhas de produtos em departamentos, loja de conveniências que vendem produtos essenciais e numa quantidade limitada, lojas de variedades, as quais comercializam uma variedade de produtos, sendo que em sua maioria são produtos abaixo do preço, os supermercados, os quais vendem produtos alimentícios, produtos de higiene e produtos para casa, entre outros.

Separação silábica de retalhista

O termo Retalhista possui 10 letras e tem 4 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • re
  • ta
  • lhis
  • ta

Separação silábica da palavra Retalhista: Re-ta-lhis-ta

Como pronunciar retalhista

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Retalhista.



Porquinho Mascote do site
Dicionários