Defina Resumo curricular: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina resumo curricular? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra resumo curricular, e também o que é resumo curricular.

Imagem representando Resumo curricular

Resumo é a consequência de resumir (fazer com que algo se torne mais breve/sucinto, tirando o que é superficial e centrando-se no mais importante). Curricular, por sua vez, diz-se daquilo que está relacionado com um currículo (curriculum vitae).

A noção de resumo curricular, por conseguinte, é usado para fazer referência a uma versão reduzida de um curriculum. Cabe recordar que este é o documento onde uma pessoa detalha diversas experiências (pessoais, académicas e laborais) com o objectivo de se candidatar a uma vaga de emprego.

O resumo curricular implica rever estas experiências, sem a inclusão de detalhes nem de descrições extensas. O objectivo é que o potencial empregador possa aceder à informação essencial de maneira simples e rápida.

Além de tudo o que foi exposto, não podemos ignorar que o resumo curricular também é conhecido como folha de vida e que, apesar de haver pessoas que o costumam confundir, não é o mesmo que um curriculum (currículo). Em concreto, determina-se que as principais diferenças entre ambos são as seguintes:
-Têm una extensão diferente, uma vez que o resumo é bastante mais breve. Em geral, este costuma ter no máximo uma folha na qual se sintetiza/resume os aspectos mais significativos da vida da pessoa em questão a nível formativo e profissional.
-Por regra habitual, esse resumo costuma apresentar-se com um formato muito mais visual e esquemático, para que de praticamente uma vista quem o leia possa conhecer a sua idoneidade para ocupar um posto de trabalho.
-Posto isto, não se deve ignorar que o currículo é o documento preferido pelos departamentos de Recursos Humanos na hora de escolher um candidato para ocupar um emprego que requeira muito profissionalismo e experiência.

É possível organizar o resumo curricular de diversas maneiras. Uma possibilidade é apresentar a informação de acordo com o seu tema: a pessoa, por exemplo, pode incluir primeiro as suas experiências laborais em empresas de alimentação, a seguir continuar com as suas experiências no sector informático e finalmente completar com dados sobre os seus trabalhos na indústria farmacêutica.

Relativamente à cronologia, o resumo curricular pode ser ascendente ou descendente. Há quem prefira iniciar o resumo com os seus antecedentes laborais mais antigos e, depois, avançar até chegar ao último emprego. Outros, no entanto, optam por colocar a experiência laboral mais recente na parte superior do resumo curricular.

Separação silábica de resumo curricular

O termo Resumo curricular possui 16 letras e tem 7 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • re
  • su
  • mo
  • cur
  • ri
  • cu
  • lar

Separação silábica da palavra Resumo curricular: Re-su-mo-cur-ri-cu-lar

Como pronunciar resumo curricular

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Resumo curricular.



Porquinho Mascote do site
Dicionários