Defina Resposta imune: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina resposta imune? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra resposta imune, e também o que é resposta imune.

Imagem representando Resposta imune

Uma resposta é uma contestação que um sujeito dá a outro ao ser requerido ou chamado. O conceito também pode ser usado com referência à satisfação de uma consulta ou à reação perante um estímulo.

Imune, por sua vez, é um adjectivo que deriva do vocábulo latino imm?nis e que se refere àquilo que não se pode vulnerar, que não sofre as consequências de uma doença ou que está relacionado com a imunidade (a resistência face a agente patogênico).

Dá-se o nome de resposta imune ou resposta imunitária à maneira que tem o organismo de reconhecer e de se defender dos agentes que lhe são estranhos e prejudicais. Essa resposta é regulada pelo denominado sistema imunitário.

Este sistema é formado por diversas estruturas que permitem, através de vários processos, identificar e eliminar os agentes patogênicos que o possam prejudicar. Para que a resposta imune seja correta, é imprescindível que o sistema imunitário reconheça com precisão os agentes nocivos/prejudicais e que os distingue das células saudáveis.

No Brasil, o termo empregado é resposta imunológica, qual diz respeito a como o sistema imunológico de uma pessoa reage diante de uma doença, por exemplo.

A resposta imune costuma ser uma reação face às moléculas que se encontram na superfície das bactérias, dos vírus, das células ou dos fungos. Também a resposta imune pode estar relacionado com a presença de uma partícula que é estranha ou de uma toxina.

Um exemplo simples de resposta imune é a tosse, que é um reflexo que surge quando um agente estranho aparece nas vias respiratórias. Neste caso, trata-se de uma resposta imune inata, que todas as pessoas têm desde o seu nascimento.

A resposta imune inata trata-se de uma resposta ligeira e que não possui especificidade, estando ela limitadas aos estímulos que ocorrem no corpo humano. Essa resposta compreende barreiras biológicas e químicas, assim como também moléculas e células, estando ela presente desde homens a animais, por exemplo.

Também, temos a que é conhecida como imunidade adquirida que é quando um indivíduo está em contato constante com um agente infeccioso e a sua resposta imune acaba aumentando a cada vez que essa pessoa fica exposta a esse agente.

A imunidade adquirida pode ainda ser classificada em humoral e celular:

– A imunidade humoral é aquela que confere numa resposta por meio de moléculas no sangue e também nas secreções da mucosa, moléculas essas que são chamadas de anticorpos (produzidas pelos linfócitos) e que atuam na defesa no organismo.

– Enquanto isso, a imunidade celular trata-se daquela que oferece uma resposta através dos linfócitos T, aqui as células T agem fazendo a destruição dos vírus, de bactérias e demais microrganismos que estejam nas células ou mesmo fazendo a destruição das células afetadas por eles.

E temos ainda como classificar a imunidade adquirida entre ativa e passiva:

– A ativa caracteriza-se por uma imunidade adquirida através da exposição a um antígeno (substância que provoca a produção de anticorpos). E essa imunidade pode ser adquirida através de vacinas ou de forma natural, após o contato com a doença;

– Enquanto que a imunidade adquirida passiva é aquela obtida através da transferência de anticorpos de uma pessoa imunizada para quem não o seja.

Separação silábica de resposta imune

O termo Resposta imune possui 13 letras e tem 5 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • res
  • pos
  • ta i
  • mu
  • ne

Separação silábica da palavra Resposta imune: Res-pos-ta i-mu-ne

Como pronunciar resposta imune

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Resposta imune.



Porquinho Mascote do site
Dicionários