Defina Resistência aeróbica: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina resistência aeróbica? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra resistência aeróbica, e também o que é resistência aeróbica.

Imagem representando Resistência aeróbica

A ideia de resistência pode ser usado de diversas formas: neste caso, interessa-nos a sua acepção como a capacidade de tolerar ou suportar algo. Enquanto capacidade física do ser humano, a resistência está relacionada com a possibilidade de desenvolver um esforço durante o período mais extenso possível.

O conceito de aerobiose, por sua vez, menciona a vida que se desenvolve num meio/ambiente com oxigênio. A partir destas definições, por conseguinte, podemos entender o que é a resistência aeróbica.

Trata-se da capacidade de uma pessoa de desenvolver um esforço de intensidade reduzida ou media durante um tempo prolongado. Essa capacidade depende da gestão do oxigênio: isto é, do equilíbrio que o sujeito consegue realizar entre a necessidade de oxigênio pela atividade e o consumo que efetivamente realiza.

Uma pessoa com boa resistência aeróbica pode tolerar a fadiga que causa o exercício, conseguinte manter o ritmo e a intensidade durante um tempo considerável. Quem tem uma elevada resistência aeróbica, deste modo, não tem uma quebra relevante do rendimento físico mesmo de passar alguns minutos.

Graças à resistência aeróbica, o organismo pode manter um funcionamento eficiente perante um esforço que sustenta no tempo. O coração e os pulmões, que se submetem à exigência da atividade física, usam o oxigênio absorvido através da respiração em forma de combustível.

Os atletas que correm longas distâncias, como os maratonistas, precisam de ter grande resistência aeróbica para sustentar o esforço que requerem estas competências.

Essa resistência possui um importante papel para os esportistas, já que por meio dela ocorre um processo que aumenta a eficiência cardíaca e isso, por sua vez, melhora o transporte do oxigênio e a capacidade dos músculos esqueléticos (músculos responsáveis por impulsionar o movimento do esqueleto), reduzindo a pressão arterial e frequência cardíaca e, por fim, fazendo com que a absorção do oxigênio tenha um aumento em sua capacidade.

O surfe, por exemplo, é um esporte que exige do esportista a resistência aeróbica para que esse tenha sucesso. Mas ela é também fundamental em práticas de atletismo de mais longas.

Em resumo, ela trata da resistência a atividades menos intensas ou medianas, mas que sejam de maior duração e, para isso, apela para o uso de nutrientes complexos e do oxigênio para continuar exercendo determinada atividade.

No tocante a medir a capacidade aeróbica de uma pessoa, há diferentes métodos para isso. No entanto, eles se resumem a duas formas, que são a aferição direta e a indireta.

Enquanto a aferição direta é realizada em laboratórios especializados onde há equipamentos para realizar a análise clínica por meio de procedimentos como o teste ergoespirométrico, por exemplo. Nesse caso, o procedimento costuma ser de valor mais elevado, no entanto apresenta um resultado mais preciso nas avaliações das capacidades dos indivíduos.

Por outro lado, o método indireto é de valor mais acessível e pode ser realizado em qualquer lugar e possui um tempo de avaliação mais ágil, possibilitando que mais pessoas o realizem, no entanto ele é menos preciso que o método anterior.

Separação silábica de resistência aeróbica

O termo Resistência aeróbica possui 19 letras e tem 9 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • re
  • sis
  • tên
  • ci
  • a a
  • e
  • bi
  • ca

Separação silábica da palavra Resistência aeróbica: Re-sis-tên-ci-a a-e-ró-bi-ca

Como pronunciar resistência aeróbica

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Resistência aeróbica.



Porquinho Mascote do site
Dicionários