Defina Resina: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina resina? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra resina, e também o que é resina.

Imagem representando Resina

Resina, do latim res?na, é uma substância pastosa ou sólida que se obtém de forma natural a partir de uma secreção orgânica de certas plantas. Graças às suas propriedades químicas, as resinas são usadas para a elaboração de perfumes, adesivos, vernizes e aditivos alimentares, entre outros produtos.

A noção de resina também é usada para designar a substância sintética fabricada pelo homem que apresenta propriedades semelhantes às resinas vegetais (das plantas). Isto significa que o conceito se pode dividir em resinas naturais e em resinas sintéticas.

Dentro das resinas naturais, pode falar-se de bálsamo (uma secreção que se usa como purificador ou desodorizante), goma-resina (emulsiona quando misturada com água) e de lactorresina (proveniente do látex coagulado), entre outros tipos.

O acrílico, por sua vez, consta entre as resinas sintéticas mais populares. É usado numa grande quantidade de indústrias, como o ramo automóvel, da construção ou da óptica. O acrílico é o mais transparente dos plásticos, apresenta alta resistência à intempérie e aos impactos, e age como isolante acústico e térmico.

A resina epóxi é usada para endurecer outros produtos. As tintas e os vernizes podem incluir esta resina para ganhar consistência. Na electrónica, a resina epóxi permite proteger circuitos e transformadores para evitar eventuais danos causados pelo pó ou pela humidade.

O poliéster (usado como matriz no fabrico de tubagens/canos ou na elaboração de fibras) e o poliuretano (que se produz sob a forma de espuma ou de sólido e que serve para selar, isolar ou encher) são outras resinas artificiais/sintéticas.

Separação silábica de resina

O termo Resina possui 6 letras e tem 3 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • re
  • si
  • na

Separação silábica da palavra Resina: Re-si-na

Como pronunciar resina

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Resina.



Porquinho Mascote do site
Dicionários