Defina Repatriamento: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina repatriamento? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra repatriamento, e também o que é repatriamento.

Imagem representando Repatriamento

Repatriamento (ou repatriação) é o processo e o resultado de repatriar. Este verbo refere-se a conseguir com que alguém ou algo regresse a sua pátria.

Exemplos: "O repatriamento dos cadáveres terá lugar na próxima semana, segundo informou a imprensa", "O governo impulsa o repatriamento das divisas que se encontram depositadas no exterior", "Um dos projectos do presidente é motivar o repatriamento das obras artísticas nacionais que são exibidos em museus de outras partes do mundo".

O conceito é geralmente usado para mencionar a acção de transladar os restos mortais de uma pessoa para o seu país de origem. Se um mexicano morrer num acidente de viação em Espanha, a sua família pedirá o repatriamento do corpo para que possa ser velado e sepultado na sua terra natal.

O repatriamento dos restos mortais pode inclusivamente ocorrer muitos anos depois de ter ocorrido o falecimento, como já aconteceu, entre outros casos, com políticos.

O repatriamento, por outro lado, pode estar relacionado com uma política para favorecer o regresso dos cidadãos de um país que estejam radicados/instalados (a viver) noutro. Isto acontece com cientistas e a outras personalidades cujo trabalho seja considerado valioso para a sociedade. Deste modo, um país para atrair, com salários elevados e propostas de desenvolvimento profissional (ascender na carreira, melhores remunerações), cientistas que tenham emigrado anos atrás.

Separação silábica de repatriamento

O termo Repatriamento possui 13 letras e tem 6 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • re
  • pa
  • tri
  • a
  • men
  • to

Separação silábica da palavra Repatriamento: Re-pa-tri-a-men-to

Como pronunciar repatriamento

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Repatriamento.



Porquinho Mascote do site
Dicionários