Defina Regência: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina regência? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra regência, e também o que é regência.

Imagem representando Regência

Regência é um conceito que se vincula ao verbo regir (dirigir, administrar). A noção costuma ser usada para designar o governo temporal que assume uma pessoa quando o monarca legítimo está ausente ou está incapacitado de exercer as suas funções por algum motivo.

O indivíduo que governa em nome do titular é conhecido pelo nome de regente. Uma vez que o monarca legítimo pode reassumir as suas obrigações, o regente deixa de cumprir funções e a regência chega ao seu fim.

A regência é um mecanismo próprio da monarquia. Nos regimes democráticos, existe outra estrutura de governo que contempla como substituir o mandatário. De um modo geral há uma escala hierárquica que indica quem assume o poder de forma temporária e mediante que condições, de acordo com o estabelecido pela Constituição.

Nas monarquias, porém, o rei é substituído por alguma pessoa próxima como o seu filho, o seu pai ou a sua mãe. A regência, por conseguinte, costuma ser exercida por um familiar directo do monarca. Um exemplo de regência teve lugar em França no século XVII, quando a mãe de Luís XIV, Ana de Áustria, assumiu o poder.

Regência também é o nome de um estilo de arte que se teve lugar em França no século XVIII e de um movimento arquitectónico que teve o seu auge em Inglaterra durante os primeiros anos do século XIX.

Na área da astrologia, por último, denomina-se regência ao vínculo estreito que existe entre um astro e um signo zodiacal e que determina as características do mapa astral.

Separação silábica de regência

O termo Regência possui 8 letras e tem 4 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • re
  • gên
  • ci
  • a

Separação silábica da palavra Regência: Re-gên-ci-a

Como pronunciar regência

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Regência.



Porquinho Mascote do site
Dicionários