Defina Reforma agrária: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina reforma agrária? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra reforma agrária, e também o que é reforma agrária.

Imagem representando Reforma agrária

O verbo reformar indica a acção de refazer, modificar, emendar ou voltar a formar algo. A acção e o efeito de reformar (ou reformar-se), por sua vez, recebe o nome de reforma.

Do latim agrar?us, agrário diz-se daquilo que pertence ou que é relativo ao campo. O termo também é usado em referência à política que defende os interesses do sector da agricultura.

Conhece-se pelo nome de reforma agrária, por conseguinte, o conjunto das medidas económicas, sociais, políticas e legislativas que procura modificar a estrutura da propriedade e da produção da terra. Estas reformas procuram evitar que a propriedade da terra seja repartida em poucas mãos e que os donos (latifundiários) especulem com o valor dos campos e não fomentem o seu uso produtivo.

O objectivo da reforma agrária, deste modo, é substituir a classe social dos latifundiários por uma classe de médios e pequenos agricultores, cada um dono da sua própria porção de terra para a trabalhar. Nesse sentido, é necessário mudar a tendência da terra para que passe de uns poucos latifundiários a muito pequenos produtores.

Isto pode realizar-se através de uma expropriação (retirando a propriedade da terra aos latifundiários sem nenhum tipo de indemnização) ou através de mecanismos compensatórios (exigindo aos latifundiários que se desfaçam das suas terras, mas dando-lhes algo em troca).

Separação silábica de reforma agrária

O termo Reforma agrária possui 14 letras e tem 6 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • re
  • for
  • ma a
  • grá
  • ri
  • a

Separação silábica da palavra Reforma agrária: Re-for-ma a-grá-ri-a

Como pronunciar reforma agrária

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Reforma agrária.



Porquinho Mascote do site
Dicionários