Você quer que eu defina recursos literários? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra recursos literários, e também o que é recursos literários.
Os recursos literários são ferramentas que utilizam os autores de literatura para gerar certos efeitos de estilo nos seus textos. Pode-se dizer que se trata de usos especiais ou pouco habituais da linguagem, diferentes dos usos quotidianos.
É possível designar os recursos literários como figuras literárias ou figuras retóricas. São formas não frequentes de usar palavras: a partir de certas características semânticas, gramaticais ou de outro tipo, os termos distanciam-se do seu uso mais corrente.
Os recursos literários podem ser figuras de omissão, de amplificação, de repetição ou de outro tipo. Estas qualificações estão relacionadas com o mecanismo usado pelo recurso para causar o seu efeito.
Um exemplo de recurso literário é a aliteração, que consiste em repetir sons semelhantes ao começa das palavras: "A Ana analisava a trava após quebrar a rocha que a ocultava".
O recurso literário conhecido como anáfora, por sua vez, implica a repetição de um ou mais termos no começo de cada enunciado: "Gosto dos dias soalheiros / Gosto das tartes de ricota / Aprecio os outonos coloridos / Aprecio as tuas botas".
Em certas ocasiões, são incluídas dentro dos recursos literários aos tropos, que são figuras que substituem uma frase ou uma palavra por outra que significa o mesmo mas em sentido figurado. A metonímia e a metáfora, por conseguinte, poderiam incluir-se entre os recursos literários.
"Os seus olhos são dois carvões" é um exemplo de metáfora. Através deste recurso literário, sugere-se que a cor dos olhos de alguém é negro, uma vez que essa é a cor do carvão.
O termo Recursos literários possui 18 letras e tem 8 sílabas que estão separadas da seguinte forma:
Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Recursos literários.