Defina Reajuste: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina reajuste? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra reajuste, e também o que é reajuste.

Imagem representando Reajuste

Reajuste é o procedimento e o resultado de reajustar. Este verbo refere-se a realizar um novo ajuste, em geral de algum tipo de preço. Exemplos: "Devido ao aumento dos impostos, vemo-nos obrigados a realizar um reajuste das nossas tarifas", "O reajuste das taxas é imprescindível para estar em harmonia com a nova conjuntura econômica", "O governador garantiu que não haverá outros reajustes e pediu serenidade ao povo".

O significado do conceito está vinculado a uma variação repetida de valores. A primeira vez que se modifica um valor fala-se de ajuste ("Vamos ter que negociar um ajuste do contrato"). Se, passado algum tempo, houver uma nova modificação, essa modificação será considerada reajuste. Isto significa que se alteram os números/valores que se tinham fixado através do primeiro ajuste.

Suponhamos que uma empresa oferece um serviço de conexão à Internet por um valor de 50 dólares mensais. Tempo depois, a empresa decide mudar o preço: o serviço agora passa a ser oferecido/prestado por 60 dólares por mês. Trata-se, por conseguinte, de um ajuste. Porém, devido à inflação, a empresa toma a decisão de voltar a subir o preço, até aos 80 dólares mensais. Neste caso, a empresa terá decidido um reajuste das suas tarifas.

Quando há variação no preço do dólar, então isso reflete no preço dos produtos e também pode ocorrer variações nos valores dos serviços. Por exemplo: quando o dólar está em alta, então há um reajuste de preços e computadores, celulares, calçados importados, equipamentos de áudio, sofrem com aumento de preço.

No caso do aumento ou queda do dólar, é inevitável que haja aumento ou queda nos preços nos mais variados segmentos. Há aumento (ou queda) até mesmo naqueles setores que são impactados indiretamente por essa moeda.

O termo "reajuste" costuma aparecer também no caso dos contratos de planos de saúde. De tempos em tempos os planos sofrem reajustes e, assim, os valores acabam aumentando. No Brasil, quem fica responsável por regulamentar os reajustes realizados nos planos de saúde pelas operadoras de saúde é a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), estabelecendo um teto para tal.

Há ainda o reajuste salarial (também conhecido por "ajuste salarial"), que é quando as empresas aumentam o salário dos funcionários uma vez ao ano, sendo esse um reajuste obrigatório. O reajuste salarial é definido por meio de acordo e o objetivo dele é fazer com que o salário mínimo fique em equilibro com a inflação.

Existe uma lei no Brasil que estabelece que, por meio desse reajuste, o salário deve ser valorizado no longo prazo. E esse aumento do salário tem relação com o valor do PIB (Produto Interno Bruto).

Cabe dizer que o aumento do salário por meio do reajuste é definido através de um acordo entre os trabalhadores e os sindicatos respectivos, segundo o que é determinado pela Convenção Coletiva de Trabalho.

Em certas ocasiões, a noção de reajuste não se associa um preço, mas a outro tipo de questões que, de alguma forma, também se podem quantificar. Uma organização pode realizar um reajuste dos seus postos de trabalho quando pretende eliminar alguns deles, o que se traduz em despedimentos. Se a empresa tem 5.000 funcionários e despedir 45, terá feito um reajuste do seu mapa laboral.

Separação silábica de reajuste

O termo Reajuste possui 8 letras e tem 4 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • re
  • a
  • jus
  • te

Separação silábica da palavra Reajuste: Re-a-jus-te

Como pronunciar reajuste

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Reajuste.



Porquinho Mascote do site
Dicionários