Defina Reabilitação: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina reabilitação? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra reabilitação, e também o que é reabilitação.

Imagem representando Reabilitação

Reabilitação é a ação e o efeito de reabilitar. Este verbo refere-se ao facto de restituir alguém ou algo ao seu antigo estado, habilitando-o de novo. Exemplos: "Depois do acidente, teve de fazer uma reabilitação de dois anos para voltar a caminhar", "A reabilitação do edifício necessita de um investimento milionário", "O cantor decidiu suspender os concertos para fazer reabilitação".

Para a medicina, a reabilitação é um processo cuja finalidade é que o paciente recupere una função ou uma atividade que tenha perdido devido a uma doença ou a um traumatismo. Trata-se de cuidados de saúde orientados para as sequelas de um distúrbio que gera incapacidade ou disfunção.

Se uma pessoa sofrer um acidente de viação e ficar acamada, a reabilitação tentará devolver a essa pessoa a sua capacidade de movimento/mobilidade. Os médicos, por conseguinte, realizarão diversas tarefas e acompanharão o acidentado para que cumpra com certas regras que ajudarão as extremidades a voltarem a ter força e a responderem às ordens da pessoa.

A depender da necessidade de cada caso, podem ser necessárias que mais de uma área intervenha no processo de reabilitação de um indivíduo que sofreu um acidente, tais como: a medicina, a fisioterapia, a odontologia, a fonoaudiologia, a psicóloga, a terapia ocupacional, entre outras.

Um exemplo de como outras áreas podem intervir seria no caso de uma pessoa que sofreu um acidente, fez a reabilitação com fisioterapia e recuperou os movimentos, contudo não consegue retomar para suas atividades, aqui caberia a intervenção psicológica para ajudar a recuperar confiança dessa pessoa.

A reabilitação também consiste em cuidados de saúde destinados a um paciente para que supere a sua dependência às drogas ou ao álcool. Em geral, requer internamento num meio seguro (para que o indivíduo não tenha acesso às substâncias nocivas) e, às vezes, implica a administração de medicamentos até conseguir acabar com a dependência toxicológica.

No urbanismo, por último, a reabilitação é o trabalho desenvolvido para melhorar as condições edílicas e de habitabilidade de uma casa. Estes processos costumam desenvolver-se em edifícios antigos ou danificados por algum fenômeno.

"Reabilitação" é também um conceito ligado a área do direito, qual designa quando uma pessoa tenta reaver o que perdeu, por exemplo: "reabilitação de um empresário que faliu".

Ainda em direito, tem-se o que é conhecida como "reabilitação criminal", onde o objetivo é fazer com que o condenado que cumpriu a sua pena possa voltar para a sociedade e, em alguns casos, voltar para suas antigas atividades das quais foi privado em decorrência da sentença.

Nesse caso, deve ser assegurado o sigilo do registro sobre o caso do condenado. Trata-se, por tanto, de um benefício concedido ao sentenciado (condenado), onde o mesmo pode ter sua ficha criminal limpa após cumprir a sua pena.

Cabe ainda mencionar que a reabilitação criminal é um benefício que assegura o total sigilo quanto aos antecedentes do condenado que cumprir sua pena.

Segundo as leis brasileiras, no entanto, o sigilo quanto ao processo e condenação do sentenciado podem ser quebrados se as informações forem solicitadas por um juiz criminal, segundo é discriminado no artigo do código de processo civil.

Separação silábica de reabilitação

O termo Reabilitação possui 12 letras e tem 6 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • re
  • a
  • bi
  • li
  • ta
  • ção

Separação silábica da palavra Reabilitação: Re-a-bi-li-ta-ção

Como pronunciar reabilitação

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Reabilitação.



Porquinho Mascote do site
Dicionários