Você quer que eu defina rancoroso? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra rancoroso, e também o que é rancoroso.
Rancor é o ressentimento que persiste no tempo. Quem manifesta rancor para com outra pessoa costuma ser qualificada de rancorosa. Exemplos: "Sinto um grande rancor para com o meu pai por tudo aquilo que fez à minha mãe", "Fica descansado, não te guardo rancor", "Há muito rancor entre as pessoas que, desde faz anos, espera uma solução por parte dos dirigentes e nunca recebe uma resposta".
É possível associar o rancor com um sentimento de repúdio que se mantém à medida que passa o tempo. Ao experimentar rancor, o sujeito ainda não perdoou àquele que lhe provocou desgosto ou irritação. Deste modo, cada vez que apareça algo que o leve a pensar na situação que motivou o seu enfurecimento, sentirá rancor e agirá em consequência.
Às vezes, o rancor desaparece em pouco tempo. É o caso de um homem que se aborrece com um amigo porque este ficou com um posto de trabalho a que este também aspirava. Depois de uns dias de rancor, entende finalmente que não se tratou de nenhuma acção realizada contra ela e acaba por aceitar a situação.
Outras vezes, em contrapartida, o rancor permanece durante muitos anos, inclusive até à morte. Suponhamos que uma criança é abusada sexualmente por um familiar, que é coberto e protegido pelo resto da família. Com o passar do tempo, esta criança torna-se um adulto cheio de rancor para com o abusador (que nuca foi castigado). Apesar de ter sessões de terapia e de tentar perdoar aqueles que considera responsáveis pela sua dor, o indivíduo não consegue deixar atrás o rancor mesmo após décadas.
O termo Rancoroso possui 9 letras e tem 4 sílabas que estão separadas da seguinte forma:
Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Rancoroso.