Defina Radicais livres: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina radicais livres? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra radicais livres, e também o que é radicais livres.

Imagem representando Radicais livres

O conceito de radicais livres é usado no âmbito da química em referência aos átomos ou aos conjuntos deles que dispõem de um electrão sem aparelhar, uma condição que lhes confere instabilidade e reactividade.

Em busca de equilíbrio, os átomos que têm um electrão desaparelhado tentam obter um electrão adicional à custa de outro átomo. Assim que se consegue isso, o átomo que cede o electrão passa a converter-se num radical livre e trata, então, de recuperar esse electrão num terceiro átomo. Desta forma, ocorre uma reacção em cadeia.

Os radicais livres encontram-se na atmosfera (através da radiação) e nos organismos dos seres vivos. Os cientistas também estão em condições de realizar a síntese dos radicais livres num laboratório.

Quando a dita reacção em cadeia que provocam os radicais livres ocorre dentro do corpo humano, aparecem danos nas células e pode derivar em diversas doenças.

Aquilo que os radicais livres fazem é tomar electrões presentes nas células. Podemos evitar, nós, enquanto seres humanos, o desequilíbrio que provoca esta situação através de substâncias antioxidantes, que se encarregam de libertar electrões para o sangue. Deste modo, os radicais livres captam os electrões para conseguir o seu próprio equilíbrio e ganham estabilidade.

A forma habitual de incorporar antioxidantes no organismo é através da alimentação. O peixe, o tomate, a laranja, a cenoura e o vinho são algumas das substâncias que fornecem antioxidantes e que contribuem para evitar as consequências das reacções que produzem os radicais livres.

Separação silábica de radicais livres

O termo Radicais livres possui 14 letras e tem 5 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • ra
  • di
  • cais
  • li
  • vres

Separação silábica da palavra Radicais livres: Ra-di-cais-li-vres

Como pronunciar radicais livres

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Radicais livres.



Porquinho Mascote do site
Dicionários