Defina Quântico: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina quântico? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra quântico, e também o que é quântico.

Imagem representando Quântico

Quântico é um adjectivo que se utiliza no campo da física. O conceito refere-se ao que diz respeito a uns certos saltos da energia ao emitir ou absorver radiação, que se conhecem como quantos.

A física quântica, por conseguinte, está vinculada às teorias que se baseiam nestas propriedades. Max Planck (1858-1947), um físico nascido na Alemanha que ganhou o Prémio Nobel de Física, é considerado o principal responsável do desenvolvimento da teoria quântica.

Planck explicou que a energia era enviada em grupos denominados de "quanta". Tempos depois Albert Einstein explicou trouxe a explicação, através do efeito fotoelétrico, de que a radiação eletromagnética pode ser dividida somente por um número finito de quanta de energia.

Existe ainda o chamado vácuo quântico, que diz respeito a um espaço vazio, no entanto onde há a presença de energia interativa.

O termo "quântico" vem de "quanta". E ela tem por objetivo tentar explicar os fenômenos da natureza de caráter submicroscópicos.

Este ramo do conhecimento é especializado na análise da energia e da matéria, centrando-se em como se comportam sob diferentes ambientes/meios e situações. De acordo com a teoria quântica, todos os sistemas albergam diferentes estados físicos que se podem descrever a partir de equações. Estes estados são designados estados quânticos.

Os estudos das partículas elementares, do núcleo do átomo e do átomo em geral fazem parte do alcance da física quântica, cujos descobrimentos são aplicados na eletrônica e noutros âmbitos.

No entanto, o termo quântico ainda pode ser usado tanto em física quanto em físico-química. A exemplo desse último temos o número quântico (define as energia dos elétrons), número quântico principal e secundário (os quais definem o primeiro e o segundo números quânticos dos orbitais atômicos), o salto quântico (que descreve a mudança de estado de uma partícula), entre outros.

A quântica também é utilizada na área da informática. A exemplo disso temos o computador quântico, o qual se trata de um computador que realiza cálculo por meio da mecânica quântica.

É importante destacar que, hoje em dia, a ciência da física se baseia principalmente na teoria quântica e na teoria da relatividade general. O próprio Albert Einstein, porém, mostrou-se desfavorável a diversos postulados da física quântica. Uma das diferencias marcadas pelos especialistas que Einstein teve em relação à teoria quântica é que, para o pai da teoria da relatividade general, uma partícula subatômica não está em condições de ocupar mais de um espaço em simultâneo.

Por fim, temos ainda o conhecido por "teletransporte quântico", que se trata de um tipo de tecnologia qual permite o transporte de informação através de meios quânticos, os quais não dependem do uso de meios de transmissão. Essa se trata de uma técnica originária da China, qual faz a transferência de informações sobre uma partícula a ponto de fazer com que uma partícula, ao invés de uma, tome duas das propriedades quânticas pertences a partícula inicial.

Separação silábica de quântico

O termo Quântico possui 8 letras e tem 3 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • quân
  • ti
  • co

Separação silábica da palavra Quântico: Quân-ti-co

Como pronunciar quântico

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Quântico.



Porquinho Mascote do site
Dicionários