Defina Protoplasma: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina protoplasma? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra protoplasma, e também o que é protoplasma.

Imagem representando Protoplasma

Segundo os dicionários, os termos protoplasma e citoplasma funcionam como sinónimos, referindo-se à zona da célula (e aos órgãos que esta aloja) situada entre o núcleo e a membrana plasmática.

Os especialistas em biologia, em contrapartida, reconhecem algumas diferenças de importância entre ambas as noções. O protoplasma, neste sentido, refere-se à totalidade da estrutura da célula, incluindo o citoplasma e o carioplasma (o meio interno de certas células, onde ficam alojados os nucléolos).

Se ficarmos com esta última acepção, por conseguinte, o protoplasma abarca o citoplasma e o núcleo. O conceito refere-se ao material vivo que se situa na célula, agrupado em várias estruturas. O citoplasma, assim sendo, fica então limitado a uma certa parte do protoplasma que, nas células eucariotas, se encontra entre a membrana plasmática e o núcleo.

Logo quando os primeiros microscópios foram desenvolvidos, pouco se conseguia saber sobre os protoplasmas. Por meio desses instrumentos se podia apenas distinguir o núcleo e o citoplasma no protoplasma das células eucariontes. Contudo, quando fora desenvolvido o microscópio óptico e o microscópio eletrônico, os pesquisadores conseguiram descobrir mais informações sobre o protoplasma.

O protoplasma é constituído formado maioritariamente por água. Também tem hidratos de carbono, proteínas, enzimas, lípidos e electrólitos, componentes que lhe permitem desenvolver diversas funções a nível metabólico.

Pode-se dizer que o protoplasma é uma mistura organizada de várias substâncias, as quais podem estar no seu estado sólido ou dissolvidas na água e que costumam estar num processo permanente de transformação no interior da célula.

Componentes que formam um protoplasma:

Proteínas – As proteínas são uma das substancias mais abundantes nas células, sendo que elas representam cerca de 20% da massa de uma célula. As proteínas tratam-se de substancias compostas por uma ou mais cadeias de aminoácidos;

Íons – No meio intracelular há uma quantidade de íons diferente da que existe no meio extracelular. E os íons se encontram dissolvidos na água que compõem a célula, fornecendo os compostos químicos inorgânicos que contribuam com as reações da células;Lipídios – Essa moléculas orgânicas insolúveis em água são constituídas por diferentes tipos de substâncias: como enormes cadeias de carboidratos apolares ou hidrofóbicos, que são solúveis apenas em solventes orgânicos;Carboidratos – No que diz respeito as células, os carboidratos desempenham pouquíssimas funções na estrutura delas, apenas quando elas fazem parte das moléculas de glicoproteínas. No entanto, os carboidratos desempenham um papel importante na nutrição celular, ou seja, por meio deles elas podem manter sua sobrevivência;Água – A água é o principal (e o mais abundante) componente líquido de um protoplasma, ela está presente nele numa concentração de cerca de 80%. Vale ainda mencionar que a concentração de água está diretamente relacionada com a idade de um organismo: pessoas de mais idade possuem menos água do que jovens.

Proteger os diferentes órgãos do corpo, actuar como um depósito de energia, transportar oxigénio, regular as propriedades térmicas e propiciar numerosas reacções químicas são algumas das tarefas que cumpre o protoplasma no organismo.

Separação silábica de protoplasma

O termo Protoplasma possui 11 letras e tem 4 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • pro
  • to
  • plas
  • ma

Separação silábica da palavra Protoplasma: Pro-to-plas-ma

Como pronunciar protoplasma

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Protoplasma.



Porquinho Mascote do site
Dicionários