Defina Proscénio: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina proscénio? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra proscénio, e também o que é proscénio.

Imagem representando Proscénio

As origens etimológicas de proscénio remetem-nos para o latim proscen?um que, por sua vez, deriva do idioma grego. Conhece-se pela designação de proscénio o sector do cenário que se encontra mais próxima dos espectadores.

O proscénio é portanto o espaço que se encontra entre a beira do palco e a primeira fila de assentos. O conceito também é aplicado para evocar o arco que se situa sobre o palco e que enquadra a cena que os espectadores devem ver.

Neste sentido, entende-se que o cenário/palco propriamente dito (o espaço sobre o qual os actores se encontram para interpretar os seus personagens) encontra-se atrás do proscénio, que costuma ter um cortinado que se fecha e abre consoante as necessidades da função.

Apesar da existência do proscénio é muito comum no teatro ocidental actual, existem outras configurações das salas. O proscénio implica os espectadores estarem posicionados precisamente em frente ao palco. Quando o teatro é circular, os assentos são dispostos em redor do palco e, por conseguinte, não existe o proscénio.

Ao actuar no proscénio, o intérprete enfrenta praticamente cara a cara os espectadores. É possível que existam trocas de olhares e que se notem os diversos matizes na voz dos actores. Baixando/caindo o pano (fechando o cortinado), o proscénio (entendido como a parte dianteira do palco) deixa de se ver e a audiência já não consegue ver o que acontece em cima do palco.

Separação silábica de proscénio

O termo Proscénio possui 9 letras e tem 4 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • pros
  • ni
  • o

Separação silábica da palavra Proscénio: Pros-cé-ni-o

Como pronunciar proscénio

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Proscénio.



Porquinho Mascote do site
Dicionários