Defina Pronação: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina pronação? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra pronação, e também o que é pronação.

Imagem representando Pronação

A pronação é um movimento de rotação realizado por certos ossos do corpo humano. O termo é associado à mobilidade do antebraço que provoca a rotação da mão de fora para dentro apesar de o uso mais habitual do conceito estar relacionado com um determinado movimento que se faz com o pé em deslocação/movimento.

Aliás, é frequente a acepção de pronação ser negativa: refere-se ao empurrão excessivo que se faz para o interior de um pé quando o apoia. Isto significa que, quando precisamos de nos levantar, empurrarmos para dentro e provocamos uma inclinação que pode resultar num entorce.

A pronação, posto noutros termos, consiste em rodar o pé para dentro (o interior) quando se caminha ou corre. O movimento por si só é natural, apesar de a pronação excessiva (igualmente conhecida pelo nome de sobrepronação) aumenta a possibilidade de lesão uma vez que altera a modalidade de deslocamento.
Os pronadores (aqueles que realizam uma pronação marcada) devem escolher cuidadosamente o seu calçado, sobretudo quando fazem desporto. A ideia é que as sapatilhas se adaptem ao pé e que ajudem a amortecer o impacto de cada pisada seja o adequado.
Há que ter em conta que a pronação pode ser excessiva (se o pé rodar mais do que o necessário) ou até pode levar a cabo numa etapa da pisada na qual não deveria realizar-se. Estas questões provocam uma maior exigência noutras articulações e podem gerar lesões crónicas.

Separação silábica de pronação

O termo Pronação possui 8 letras e tem 3 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • pro
  • na
  • ção

Separação silábica da palavra Pronação: Pro-na-ção

Como pronunciar pronação

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Pronação.



Porquinho Mascote do site
Dicionários