Defina Proémio: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina proémio? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra proémio, e também o que é proémio.

Imagem representando Proémio

Um vocábulo grego derivou no latim prooem?um e finalmente chegou à nossa língua como proémio. Trata-se de um termo que costuma ser mencionado como equivalente a prólogo: refere-se, por conseguinte, ao texto que antecede o início de uma obra. O proémio situa-se antes do corpo de um determinado trabalho e serve como introdução, embora não faça parte da obra em si

Pode associar-se o proemio a um preâmbulo, um exórdio ou um prelúdio, consoante o contexto. As suas características, por conseguinte, variam segundo o tipo de obra. Na literatura, considera-se que o proémio serve para introduzir a temática que será tratada nas páginas seguintes.

No plano musical, o conceito de proémio era utilizado na antiguidade para designar o canto que antecedia a interpretação de certos instrumentistas. Também se chamava proémio a cantos de tipo religioso.

Em geral, pode dizer-se que o proémio procura orientar o público. O criador da obra esclarece ou explica a sua criação e assenta as bases para a recepção da mesma.

No direito, o proémio é aquilo que se inclui no começo de um contrato para estabelecer a natureza jurídica do mesmo. Através do proémio, menciona-se aqueles que celebram o contrato, detalha como se chamarão a seguir. O proémio, em suma, indica quais são as partes intervenientes no contrato, indica o lugar e a data em que se subscreve o acordo e qualifica o conteúdo do instrumento jurídico.

Separação silábica de proémio

O termo Proémio possui 7 letras e tem 3 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • proé
  • mi
  • o

Separação silábica da palavra Proémio: Proé-mi-o

Como pronunciar proémio

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Proémio.



Porquinho Mascote do site
Dicionários