Defina Produtos químicos: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina produtos químicos? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra produtos químicos, e também o que é produtos químicos.

Imagem representando Produtos químicos

Um produto químico é formado por um ou mais compostos químicos que lhe permitem cumprir com uma determina função. Os compostos químicos, por sua vez, são substâncias que contam com dois ou mais elementos que fazem parte da tabela periódica.

Habitualmente, os produtos químicos são formados por um componente activo, que é a substância que lhe permite desempenhar a sua função, e por vários excipientes, que melhoram a sua eficiência.

Os produtos químicos, dependendo das suas características, podem servir para limpar, desinfectar, eliminar pragas ou levar a cabo diversos processos industriais. São usados, por conseguinte, nas fábricas, nas casas particulares e os campos destinados à agricultura, entre muitos outros espaços.

Os produtos químicos também tem sido utilizados para cuidados com os cabelos, com o desenvolvimento de produtos específicos para isso. A exemplo disso temos produtos com efeitos alisante ou que são usados para relaxamento dos fios. Esses produtos também requerem cautela para uso, devendo evitar o contato com a pele e com os olhos, pois podem causar inflamações e outros problemas.

É importante destacar que muitos produtos químicos trazem benefícios em certas áreas, mas também provocam danos noutras. De acordo com estes efeitos adversos colaterais que causam, os produtos químicos são qualificados de diferentes formas pelas autoridades, que podem ordenar a restrição ou até a proibição de uso.

Um produto químico pode provocar diversos problemas de saúde. Alguns provocam queimaduras ou chagas ao entrar em contacto com a pele. Outros geram intoxicação quando são ingeridos ou aspirados, inclusive de maneira involuntária.

Há produtos químicos, por outro lado, que são arriscados devido à sua inflamabilidade. Isto significa que, perante certas temperaturas elevadas, podem estalar e provocar um incêndio.

Para evitar estes inconvenientes, os produtos químicos devem ser manipulados com precaução e utilizando certos elementos de segurança, como luvas ou óculos para proteger os olhos.

Todos os produtos químicos devem ser mantidos longe do alcance de crianças, pois além de causar os danos citados aqui, eles ainda podem levar uma pessoa a óbito o caso de, por exemplo, ingestão.

Muitos dos produtos químicos, sejam os usados em indústrias ou mesmo em casa, podem causar incêndios, pois são produtos inflamáveis. Alguns exemplos dos que podem causar isso são: o próprio álcool, água sanitária, detergentes, produtos para limpeza de fogões, entre outros.

Há ainda recomendações no momento em que for usar produtos químicos: usar máscara, óculos de proteção e luvas, assim evita-se que o produto entre em contato com a pele, com os olhos e também evita-se a inalação (muitos produtos químicos podem causar reações nas vias respiratórias das pessoas). No caso das luvas, o uso delas é essencial porque os produtos químicos podem causar reações alérgicas ou queimaduras na pele.

Quando um produto químico é altamente prejudicial, há casos em que é exibido um símbolo com uma caveira para indicar que o mesmo pode levar a morte se o mesmo for ingerido, entrar em contato com a pele, inalado, etc. Ou que pode levar a reações que podem gerar complicações a saúde e aí, então, levar uma pessoa a óbito.

Separação silábica de produtos químicos

O termo Produtos químicos possui 16 letras e tem 5 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • pro
  • du
  • tos quí
  • mi
  • cos

Separação silábica da palavra Produtos químicos: Pro-du-tos quí-mi-cos

Como pronunciar produtos químicos

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Produtos químicos.



Porquinho Mascote do site
Dicionários