Você quer que eu defina pressão absoluta? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra pressão absoluta, e também o que é pressão absoluta.
Pressão, do latim press?o, é um termo que se refere à acção e ao efeito de comprimir ou apertar. Pode tratar-se da opressão que se aplica sobre algo, da coacção que se exerce sobre uma ou da magnitude física medida em pascais que indica a força exercida por um corpo sobre uma unidade de superfície.
Absoluto, por sua vez, é um adjectivo que nomeia aquilo que é ilimitado, independente, completo ou total. O absoluto é incondicionado (existe por si mesmo, sem necessidade de uma relação).
Dá-se o nome de pressão absoluta à pressão real que se exerce sobre um determinado ponto. O conceito está relacionado com a pressão atmosférica e a pressão manométrica.
A pressão atmosférica é o peso exercido pelo ar em qualquer ponto da atmosfera (a camada de gases que rodeia o planeta). Essa pressão varia na Terra de acordo com a altitude: quanto maior a altitude, menor a pressão atmosférica.
A pressão manométrica, em contrapartida, é aquela que produz um meio distinto ao da pressão atmosférica (por exemplo, aquela que é exercida pelo gás de um refresco ou de um refrigerante sobre a garrafa/lata).
Estes dois conceitos permitem-nos retomar a ideia de pressão absoluta, que se calcula numa determinada superfície a partir do somatório da pressão atmosférica e da pressão manométrica. Se nos referimos a uma garrafa de Coca-Cola, a pressão absoluta à qual está submetida a sua garrafa é igual à soma da pressão atmosférica (externa à embalagem) e à pressão manométrica (interna, pela acção das moléculas do gás da bebida).
O termo Pressão absoluta possui 15 letras e tem 5 sílabas que estão separadas da seguinte forma:
Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Pressão absoluta.