Defina Postura corporal: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina postura corporal? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra postura corporal, e também o que é postura corporal.

Imagem representando Postura corporal

Postura, do latim posit?ra, é a posição adoptada por alguém a uma determinada altura ou relativamente a algum assunto. Num sentido físico, o conceito de postura está associado à correlação entre as extremidades e o tronco e as posições das articulações.

O adjectivo corporal, por sua vez, qualifica aquilo que pertence ou que é relativo ao corpo (o conjunto dos sistemas orgânicos que constituem um ser vivo).

A postura corporal, portanto, é a posição do corpo humano. Decúbito supino (deitado de barriga para cima), decúbito prono (deitado de barriga para baixo), decúbito lateral (de lado) e inclinado são alguns dos nomes técnicos que recebem certas posições corporais.

Nos estudos de instrumentos musicais como piano, violão, entre outros, é exigida uma boa postura corporal a fim de que o músico evite lesões e consiga tocar seu instrumento confortavelmente.

Tendo em conta que o corpo humano pode adoptar uma infinidade de posturas, é possível falar de certas posturas corporais desejadas ou benéficas. Considera-se que uma boa postura corporal é toda aquela em que o corpo se mantém erguido e com as costas direitas, o que permite ter uma oxigenação adequada e evitar os problemas de coluna e dos músculos.

O corpo excessivamente inclinado para a frente, no entanto, dificulta a respiração, comprime os órgãos da digestão e pode provocar problemas como escoliose ou lumbago.

Manter as costas erguidas também é importante para ter uma boa postura corporal quando a pessoa se encontra sentada (por exemplo, em frente ao monitor do computador).

A postura corporal correcta, em suma, implica a alienação simétrica e proporcional dos segmentos corporais em volta do eixo da gravidade. Deste modo, o sujeito não exagera a curva lombar, dorsal ou cervical, desde que conserve as curvas fisiológicas normais da coluna vertebral.

A postura corporal diz muito sobre uma pessoa, por conta disso existem até mesmo treinamentos que visam melhorar a postura, pois isso pode ajudar empresários e vendedores a passarem uma imagem de força, liderança e até mesmo de profissionalismo.

A postura corpora adequada contribui efetivamente para a melhora na qualidade de vida. Com uma boa postura, além de se evitar a sobrecarga, a pessoa consegue ter menos queixas de fadiga e dores na coluna e em outras regiões do corpo. Muitas pessoas acabam desenvolvendo dores musculares devido a uma má postura adotada.

Um hábito ruim que pode ser desenvolvido na infância é uma má postura. E se tal problema não for corrigido o quanto antes, poderá seguir por toda a avida, causando tanto problemas a saúde como problemas como desvio de postura. A fisioterapia pode ajudar a corrigir esse problema ou mesmo atuar na prevenção das alterações funcionais.

Contudo, a má postura também pode ser desenvolvida por outros problemas como o sobrepeso. Quando uma pessoa está acima do peso isso gera uma certa instabilidade entre músculos e esqueleto, sem contar também o deslocamento do centro de gravidade, entre outros.

Por fim, podem haver também aspectos fisiológico que podem comprometer a postura de uma pessoa. Em outras palavras, essa pode ser uma má postura idiopática, que pode ser de nascença ou adquirida devido a algum outro problema de saúde.

Separação silábica de postura corporal

O termo Postura corporal possui 15 letras e tem 6 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • pos
  • tu
  • ra
  • cor
  • po
  • ral

Separação silábica da palavra Postura corporal: Pos-tu-ra-cor-po-ral

Como pronunciar postura corporal

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Postura corporal.



Porquinho Mascote do site
Dicionários