Defina Pleno: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina pleno? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra pleno, e também o que é pleno.

Imagem representando Pleno

A proveniência etimológica do termo pleno, sinónimo de "cheio", remete-nos para plenus, um vocábulo latino. Em geral, o conceito é usado como adjectivo para qualificar aquilo que está colmado ou repleto.

Exemplos: "Com o auditório a pleno, o escritor espanhol deu uma conferência que demorou mais de duas horas", "Acredito que o estádio esteja pleno quando nos confrontarmos com a selecção brasileira", "É difícil concretizar um projecto num congresso pleno de opositores", "O mar está pleno de medusas".

Pleno, por outro lado, pode referir-se a algo vital, preponderante ou que se encontra no meio de algo: "Uma activista despiu-se em pleno discurso e provocou um grande alarido", "É pouco frequente que faça tanto calor em pleno Inverno", "Falhou a luz em pleno jogo".

A noção de pleno, neste sentido, também se pode referir ao meio ou centro de alguma coisa em sentido físico: "A bola bateu em pleno rosto do espectador, que caiu desmaiado", "O pugilista britânico apanhou três socos em pleno estômago antes de cair".

Por fim, Pleno é uma marca de águas com sabores, do grupo Lactogal, em Portugal.

Separação silábica de pleno

O termo Pleno possui 5 letras e tem 2 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • ple
  • no

Separação silábica da palavra Pleno: Ple-no

Como pronunciar pleno

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Pleno.



Porquinho Mascote do site
Dicionários