Defina Plano de negócios: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina plano de negócios? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra plano de negócios, e também o que é plano de negócios.

Imagem representando Plano de negócios

Um plano de negócios é um guia para o empreendedor ou empresário. Trata-se de um documento onde se descreve um negócio, se analisa a situação do mercado e se estabelecem as ações que se irão realizar no futuro, juntamente com as estratégias correspondentes para as implementar.

Deste modo, o plano de negócios é um instrumento que permite comunicar uma ideia de negócio para a vender ou para obter financiamento. Também se trata de uma ferramenta de uso interno para o empresário, pois permite-lhe avaliar a viabilidade das suas ideias e fazer um seguimento da aplicação das mesmas na prática.

Em resumo, o plano de negócios é um documento que serve para que o empresário conheça o mercado, conheça os produtos ou serviços, conheça seus clientes e para que conheça também suas atitudes.

Através desse instrumento é possível obter informações detalhadas e precisas sobre o seu ramo de atuação, sobre seus concorrentes, sobre os possíveis clientes, sobre os produtos e serviços dos concorrentes, sobre os fornecedores, entre outras. Desse modo, o empresário pode ainda atestar a viabilidade do negócio.

Assim como deve assinalar os objetivos a cumprir, um plano de negócios deve incluir o detalhe do plano de ação necessário para os alcançar. Por outro lado, é importante que o plano de negócios esteja elaborado de modo a que possa ser atualizado com as alterações próprias do dinamismo do mercado e da situação da empresa.

A elaboração de planos constitui um dos aspectos mais importantes da gestão empresarial. O facto de servir de guia é uma espécie de segurança face aos inconvenientes que possam surgir durante o trabalho quotidiano, uma vez que oferece possíveis soluções e alternativas.

Em todos os planos, é importante que o empresário ou empreendedor inclua informação verídica, sem falsear a realidade. As previsões feitas sobre lucros do negócio devem ser conservadoras, de modo que a sustentabilidade do negócio esteja prevista no plano de negócios sem grandes números. Sempre é preferível que as vendas superem as previsões do que o contrário.

Para se fazer um plano de negócios, é importante que cada item apresentado nesse documento seja feito de modo detalhado. Assim o empresário evita desperdícios de recursos e de tempo. Sem contar que esse detalhamento ajuda também a traçar um panorama inicial das operações.

Num plano de negócios devem constar informações como:

– Os custos operacionais: os custos que se terá para a abertura do negócio, tais como reforma, aluguel, taxas para registros e documentações, entre outros;

– Equipamentos: os equipamentos e também as ferramentas que serão necessários para que a empresa possa operar normalmente. Cabe ao empresários, gestor ou quem esteja auxiliando na elaboração do documento fazer uma avaliação sobre a necessidade de cada ferramenta, equipamento, etc. Ver se é preciso mesmo adquirir, fazer o aluguel de uma ou outra coisa ou mesmo terceirizar algum serviço, por exemplo.

O plano de negócios ainda possui uma etapa importantíssima que a etapa de avaliação do mesmo. Aqui avalia-se cada detalhe que foi colocado nesse documento. Por fim, após essa avaliação, então, o empresário poderá colocar o plano em ação.

Separação silábica de plano de negócios

O termo Plano de negócios possui 15 letras e tem 7 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • pla
  • no
  • de
  • ne
  • ci
  • os

Separação silábica da palavra Plano de negócios: Pla-no-de-ne-gó-ci-os

Como pronunciar plano de negócios

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Plano de negócios.



Porquinho Mascote do site
Dicionários