Defina Piropo: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina piropo? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra piropo, e também o que é piropo.

Imagem representando Piropo

Piropo é um conceito que deriva do latim pyr?pus, embora a sua origem etimológica mais remota resida na língua grega. Uma das acepções mais habituais do conceito está relacionada com a bajulação que se faz a uma mulher.

Exemplos: "Ia a atravessar a praça quando um jovem me gritou um piropo de dentro do seu carro", "Conquistei a minha namorada com piropos que enviava pelo chat", "Aprecio os piropos quando são românticos e não vulgares".

Por hábito, os piropos dizem respeito à aparência física de uma pessoa. Em alguns casos, incluem um componente sexista e ofensivo, o que pode fazer que a mulher sinta que a estão a acusar.

Se um homem observar uma mulher que passa em frente à porta de sua casa e disser algo como "Vou avisar Deus que as portas do Céu estão abertas: acaba de escapar um anjo e estou a vê-lo nestes momentos", poderá indicar-se que o sujeito em questão mandou um piropo à senhora.

Este significado da noção de piropo diz respeito a um mineral que se considera como uma pedra preciosa. O piropo, neste sentido, faz parte do grupo de minerais que recebem o nome de granadas e é caracterizado pela sua tonalidade avermelhada. Como, outrora, os jovens costumavam oferecer estes piropos às raparigas que desejavam conquistar, o termo começou a ser usado em sentido figurado para se referir ao tipo de frases mencionada linhas acima.

Separação silábica de piropo

O termo Piropo possui 6 letras e tem 3 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • pi
  • ro
  • po

Separação silábica da palavra Piropo: Pi-ro-po

Como pronunciar piropo

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Piropo.



Porquinho Mascote do site
Dicionários