Você quer que eu defina petroquímica? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra petroquímica, e também o que é petroquímica.
Petroquímica é a ciência e a técnica que corresponde à petróleo-química, a indústria que utiliza o petróleo e o gás natural como matéria-prima para o desenvolvimento de vários produtos químicos.
A petroquímica, por conseguinte, fornece os conhecimentos e os mecanismos para a extracção de substâncias químicas a partir dos combustíveis fósseis. A gasolina, o gasóleo, o querosene, o propano, o metano e o butano são alguns dos combustíveis fósseis que permitem o desenvolvimento de produtos da petroquímica.
Esta ciência também possibilita a produção de fertilizantes, pesticidas e herbicidas, a obtenção de asfalto e de fibras sintéticas e a fabricação de diversos plásticos. As luvas, as borrachas e as tintas, entre muitos outros artigos de uso quotidiano, fazem parte da produção petroquímica.
Os processos para a obtenção dos produtos petroquímicos são executados em refinarias e implicam alterações físicas e químicas dos hidrocarbonetos. O processo básico, que divide o petróleo e o gás natural em diversos compostos mais ligeiros, conhece-se como cracking (as moléculas desdobram-se).
A combinação entre os petroquímicos básicos e diversos insumos químicos permitem obter petroquímicos intermédios como as resinas à base de metanol (utilizadas para a fabricação de borrachas, plásticos, detergentes e lubrificantes), os poliuretanos (usados no fabrico de colchões e plásticos) e os acetaldeídos (que derivam em perfumes, aromatizadores e outros).
A indústria petroquímica exige importantes medidas de segurança para evitar danos ambientais, uma vez que os seus processos são potencialmente contaminantes e de elevado impacto sobre o Ambiente.
O termo Petroquímica possui 12 letras e tem 4 sílabas que estão separadas da seguinte forma:
Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Petroquímica.