Defina Pensamento abstracto: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina pensamento abstracto? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra pensamento abstracto, e também o que é pensamento abstracto.

Imagem representando Pensamento abstracto

O pensamento abstracto corresponde à capacidade de assumir um quadro mental de forma voluntária. Implica a possibilidade de mudar, à vontade, de uma situação para outra, de descompor o todo em partes e de analisar simultaneamente vários aspectos de uma mesma realidade, por exemplo.

Ora, o pensamento abstracto permite discernir as propriedades comuns, planear e assumir simulacros, e pensar e agir simbolicamente. Estas habilidades, em geral, encontram-se comprometidas/debilitadas em pessoas que sofrem de transtornos mentais, como é o caso da esquizofrenia.

O pensamento abstracto difere do pensamento formal, já que este se baseia em experiências reais. O indivíduo cresce apoiando-se em objectos concretos. Por volta dos dozes anos, começa a substituir os objectos por ideias ou conceitos próprios. Posto isto, pode-se dizer que o pensamento formal é reversível e interno.

Através de um processo inconsciente, o adolescente consegue pensar de forma abstracta, formular hipóteses e preparar experiências mentais para as averiguar. O pensamento abstracto apresenta um carácter proposicional, que consiste em utilizar proposições verbais para expressar as hipóteses e os raciocínios junto dos resultados obtidos.

Convém destacar que a linguagem é o meio através do qual se pode pensar e transmitir as representações dos objectos reais. O pensamento abstracto baseia-se em esquemas formais, que são unidades do pensamento através das quais é representado o conhecimento. Os esquemas possibilitam a previsão e permitem que a pessoa se acomode às solicitações do meio, integrando assim a informação nova.

Separação silábica de pensamento abstracto

O termo Pensamento abstracto possui 19 letras e tem 6 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • pen
  • sa
  • men
  • to abs
  • trac
  • to

Separação silábica da palavra Pensamento abstracto: Pen-sa-men-to abs-trac-to

Como pronunciar pensamento abstracto

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Pensamento abstracto.



Porquinho Mascote do site
Dicionários