Defina Papila: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina papila? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra papila, e também o que é papila.

Imagem representando Papila

Papila é um termo com vários usos no âmbito da anatomia. Pode tratar-se da protuberância com forma de cone que se forma em certas membranas ou na pele a partir de uma ramificação de um vaso ou de um nervo.

Conhece-se pelo nome de papila óptica uma região que se encontra na retina. Deste espaço situado no olho do ser humano partem os axões das células que compõem o nervo óptico. Tendo em conta que a papila óptica não dispõe dos elementos necessários para sentir a luminosidade, também recebe o nome de ponto cego.

A papila óptica não é a única papila situada na zona ocular. A papila lacrimal, uma proeminência de aspecto cónico, encontra-se junto do párpado e alberga o início do conduto lagrimal.

A papila de Vater, por sua vez, encontra-se no duodeno. A sua função é regular a circulação do suco pancreático e da bílis. O nome de Vater procede de Abraham Vater, o cientista alemão que descreveu esta papila no século XVIII.

Na língua, situam-se as papilas gustativas, que são os receptores que permitem que o ser humano sinta o gosto. Consoante a localização de cada papila ao longo da língua, estas protuberâncias podem conferir com maior precisão um ou outro tipo de sabor (amargo, doce, etc.).

Para a botânica, por fim, as papilas são aquelas elevações que, com forma cónica, encontram-se em determinados órgãos de certas plantas.

Separação silábica de papila

O termo Papila possui 6 letras e tem 3 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • pa
  • pi
  • la

Separação silábica da palavra Papila: Pa-pi-la

Como pronunciar papila

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Papila.



Porquinho Mascote do site
Dicionários