Defina Orelha: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina orelha? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra orelha, e também o que é orelha.

Imagem representando Orelha

Conhece-se pelo nome de orelha a estrutura externa do ouvido, formada por pele e cartilagens. A sua missão é captar os sons através das vibrações, para depois os conduzir para a parte interna do sistema auditivo.

Exemplos: "Dizem que Van Gogh se cortou numa orelha", "Quando está muito frio, congelam-se-me as orelhas", "Tira os auriculares das orelhas quando falo para ti".

As orelhas apresentam características muito diversas segundo a espécie. Alguns animais têm a capacidade de direccionar as suas orelhas para o lugar de procedência dos sons, o que lhes permite melhorar a sua audição. Os seres humanos, no que lhes diz respeito, tem orelhas com mobilidade reduzida e involuntária.

Ainda no caso dos humanos, as orelhas costumam ser utilizadas para luzir diversos acessórios por motivos estéticos ou rituais. Os brincos ou piercings constituem um elemento frequente nas orelhas, especialmente das mulheres.

As orelhas também são protagonistas de diversos ditados populares. A expressão de "torcer a orelha" é usada com referência a acanhar-se ou consentir, por analogia ao movimento que podem realizar os animais: "Quando me começaram a falar da briga, torci logo a orelha"; "ficar com a pulga atrás da orelha" (desconfiar de algo, ficar desconfiado ou cismar com algo).

Separação silábica de orelha

O termo Orelha possui 6 letras e tem 3 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • o
  • re
  • lha

Separação silábica da palavra Orelha: O-re-lha

Como pronunciar orelha

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Orelha.



Porquinho Mascote do site
Dicionários