Defina Ontologia: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina ontologia? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra ontologia, e também o que é ontologia.

Imagem representando Ontologia

A ontologia é a parte da metafísica que estuda o ser em geral e as suas propriedades transcendentes. Pode dizer-se que é o estudo do ser por aquilo que é e como realmente é. A ontologia define o ser e estabelece as categorias fundamentais das coisas a partir do estudo das suas propriedades, dos seus sistemas e das suas estruturas.

É importante ter em conta que a ontologia estuda os seres tal como são e não com base nos factos ou nas propriedades particulares que se obtêm das mesmas.

Entre as principais questões abordadas pela ontologia, destacam-se as entidades abstractas. Os números e os conceitos, por exemplo, entram no conjunto das coisas abstractas, ao contrário dos seres humanos, das mesas, dos cães e das flores. A ontologia questiona-se sobre que critério deve ser usado para estabelecer se uma entidade é abstracta ou concreta, tendo em conta que há entidades abstractas que não se sabe se existem.

A ontologia também reflecte sobre os universais (as propriedades ou os atributos). Estes referentes justificam a forma de se referir aos indivíduos: os ontólogos ainda debatem sobre a existência dos universais nas coisas ou na mente.

A distinção entre o mental e os processos físicos da mente constitui outro problema ontológico. O mental não costuma ser acessível do ponto de vista físico (uma ideia não se encontra como tal dentro da cabeça, pois surge na sequência de um processo físico); portanto, a sua existência ontológica não está provada.

Separação silábica de ontologia

O termo Ontologia possui 9 letras e tem 5 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • on
  • to
  • lo
  • gi
  • a

Separação silábica da palavra Ontologia: On-to-lo-gi-a

Como pronunciar ontologia

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Ontologia.



Porquinho Mascote do site
Dicionários