Defina ódio: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina ódio? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra ódio, e também o que é ódio.

Imagem representando ódio

Ódio, do latim od?um, é a antipatia e a aversão para com algo ou alguém. Trata-se de um sentimento negativo em que se deseja mal ao sujeito ou objecto odiado.

O ódio está relacionado com a inimizade e a repulsão. As pessoas tentam evitar ou destruir aquilo que odeiam. No caso do ódio relativamente a outro ser humano, o sentimento pode reflectir-se através de insultos ou de agressões físicas.

Regra geral, considera-se que o ódio é o oposto do amor. Há quem acredite, no entanto, do amor ao ódio é apenas um passo (e vice-versa), uma vez que o ódio está sempre dirigido a alguém que se considera importante e que mobiliza o indivíduo. Neste sentido, o contrário do amor seria a indiferença e não o ódio.

O ódio nem sempre é irracional. É comum odiar-se quem faz sofrer ou ameaça a existência. Exemplos: "Odeio os assassinos dos meus pais", "O funcionário que roubou o dinheiro que estava destinado à construção de um hospital ganhou o ódio do povo". O mais sensato e saudável é transformar essa energia negativa numa acção positiva (exigindo Justiça, no caso dos exemplos mencionados).

A violência tende a ser uma consequência do ódio. Quando um Estado está prestes a declarar uma guerra, costuma promover o ódio pelo inimigo entre os cidadãos e os soldados. Desta forma, as acções violentas serão portanto justificadas e não darão origem a repulsa, indignação ou sentimentos encontrados na sociedade.

Separação silábica de ódio

O termo ódio possui 4 letras e tem 3 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • ó
  • di
  • o

Separação silábica da palavra ódio: ó-di-o

Como pronunciar ódio

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo ódio.



Porquinho Mascote do site
Dicionários