Defina Odalisca: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina odalisca? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra odalisca, e também o que é odalisca.

Imagem representando Odalisca

O termo turco odalik, que se traduz como "concubina", derivou no francês odalisque e, na nossa língua, converteu-se em odalisca. O significado original do conceito refere-se a uma mulher escravizada que se dedicava a dar assistência às esposas de um sultão. A odalisca, com o tempo, podia transformar-se em esposa ou em concubina do poderoso em questão.

Enquanto integrantes do harém, as odaliscas viviam dentro do palácio. A sua localização na hierarquia do harém situava-as nos estratos mais baixos, já que não prestavam serviços de forma directa; antes pelo contrário, davam assistência às concubinas e às esposas deste.

Actualmente, porém, o uso do termo é bastante diferente. Hoje, conhece-se como odalisca a bailarina que se especializa em ritmos árabes. A dança mais popular das odaliscas é a dança do ventre, que se origina a partir da combinação de tradições do norte africano e do Meio Oriente.

Conhecida como raqs sharqi, raqs baladi ou gobek dans em diversas línguas orientais, a dança do ventre consiste basicamente em movimentos de ancas. A odalisca não se costuma deslocar enquanto dança, pois faz contornos num espaço físico reduzido. Os movimentos, em geral, são suaves.

Os espectáculos das odaliscas podem incluir elementos como leques e véus, que complementam o traje típico da bailarina. A vestimenta da odalisca costuma estar composta de umas calças, um cinto e de um soutien. É importante que o ventre fique à vista (destapado) para que os espectadores possam apreciar o movimento muscular da zona.

Separação silábica de odalisca

O termo Odalisca possui 8 letras e tem 4 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • o
  • da
  • lis
  • ca

Separação silábica da palavra Odalisca: O-da-lis-ca

Como pronunciar odalisca

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Odalisca.



Porquinho Mascote do site
Dicionários