Defina Neurolinguística: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina neurolinguística? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra neurolinguística, e também o que é neurolinguística.

Imagem representando Neurolinguística

A neurolinguística é a disciplina que estuda os mecanismos do cérebro humano que possibilitam a compreensão, a produção e o conhecimento da linguagem, tanto falada como escrita.

A neurolinguística possui uma natureza interdisciplinar, com contribuições da linguística, da neurobiologia e da linguística computacional. O conceito de neurolinguística tende a ser associado ao estudo da afasia, isto é, à carência linguística ocasionada por formas específicas de lesões cerebrais.

Por isso, diz-se que a afasiologia é a base histórica da neurolinguística. Seja como for, com o passar dos anos, esta disciplina conseguiu um importante desenvolvimento ao incorporar nomeadamente novas tecnologias, tendo assim alargado o seu campo de acção.

Por exemplo, as técnicas modernas de imagem cerebral trouxeram novos conhecimentos no que se refere à organização anatómica das funções da linguagem. Com estas imagens, pode-se analisar o uso da energia no cérebro durante a realização de tarefas de processamento da linguagem.

As técnicas electrofisiológicas EEG (electroencefalograma) e EMG (electromiografia), por sua vez, oferecem uma resolução ao nível dos milissegundos, embora a natureza do mecanismo cerebral que produz os sinais eléctricos no couro cabeludo ainda não seja conhecida, o que dificulta a sua interpretação. A EEG e a EMG são usadas para provar teorias cognitivo-computacionais da arquitectura da linguagem, sem ter em conta a implementação neurobiológica.

A neurolinguística também recorre ao modelo computacional para demonstrar a inconsistência das hipóteses específicas acerca da organização neuronal da linguagem.

Por fim, convém destacar que a neurolinguística está bastante ligada à psicolinguística, que estuda os mecanismos cognitivos da linguagem através das técnicas tradicionais da psicologia experimental.

Separação silábica de neurolinguística

O termo Neurolinguística possui 16 letras e tem 6 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • neu
  • ro
  • lin
  • guís
  • ti
  • ca

Separação silábica da palavra Neurolinguística: Neu-ro-lin-guís-ti-ca

Como pronunciar neurolinguística

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Neurolinguística.



Porquinho Mascote do site
Dicionários