Defina Murcho: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina murcho? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra murcho, e também o que é murcho.

Imagem representando Murcho

O termo murcho é um adjectivo que costuma ser usado para evocar as plantas que começaram a murchar e que, por conseguinte, têm uma aparência de fraqueza e languidez.

Exemplos: "Estou preocupada: as folhas da Magnólia estão a ficar murchas", "Não há nada mais triste do que receber um ramo de flores murchas como prenda de anos", "As plantas do jardim estavam murchas mas, felizmente, já recuperaram todo o seu esplendor".

Por extensão a este significado, o qualificativo de murcho é usado para se referir a quem esteja triste, apagado ou distante: "Uma biblioteca murcha continha uns poucos livros de folhas amareladas", "O idoso, com o seu andar murcho, parecia não ter mais vontade de viver", "Um urso de peluche um tanto murcho era prova de que, noutros tempos, um menino tinha vivido ali".

É possível recorrer a este adjectivo para descrever o carácter ou o humor/estado de espírito de uma pessoa. Quando um sujeito sente melancolia, está triste ou sofre pela angústia, pode-se dizer que se tornou num indivíduo murcho. O oposto deste estado seria experimentação de felicidade, entusiasmo ou alegria.

Hoje em dia, o uso desta noção aparece sobretudo no âmbito da literatura. Na linguagem do dia-a-dia, a utilização deste adjectivo pode ser considerada pomposa ou barroca, principalmente num âmbito informal. Porém, no contexto de um conto, um poema ou romance, a sua inclusão é mais apropriada.

Separação silábica de murcho

O termo Murcho possui 6 letras e tem 2 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • mur
  • cho

Separação silábica da palavra Murcho: Mur-cho

Como pronunciar murcho

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Murcho.



Porquinho Mascote do site
Dicionários