Você quer que eu defina placa-mãe? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra placa-mãe, e também o que é placa-mãe.
A noção de placa é utilizada de diversas formas. Pode tratar-se de uma tábua ou de uma lâmina que apresenta dados ou que possibilita o cumprimento de determinadas funções. Mãe, por sua vez, é uma mulher ou uma fêmea que pariu ou que cumpre uma função semelhante semelhante ao de quem deu à luz.
No âmbito da informática, conhece-se pelo nome de placa-mãe o cartão que reúne os circuitos impressos que permitem interrelacionar os diversos elementos que compõem um computador.
A placa-mãe, que se pode chamar placa base ou motherboard (em inglês), é instalada sobre uma chapa e dispõe de múltiplos zócalos e conectores que lhe permitem estabelecer os vínculos correspondentes entre os elementos. Na placa está integrado um firmware conhecido como BIOS que começa a funcionar assim que se acende o computador e que fornece as instruções básicas ao hardware para além de carregar o sistema operativo.
Na placa-mãe, ainda podemos encontrar os espaços para a instalação das memórias RAM e o microprocessador. Dispõe, por outro lado, de um conjunto de circuitos que se conhece pela designação de chipset, de diversos conectores que permitem a alimentação de electricidade aos componentes e de vários portas para a ligação de periféricos.
Outro elemento importante da placa-mãe é a memória CMOS, que se encarrega de armazenar a data, o horário e a configuração inicial do computador quando a máquina está apagada e, por conseguinte, não recebe alimentação da corrente. A CMOS funciona com uma pilha que lhe permite manter-se em funcionamento de forma constante.
O termo Placa-mãe possui 8 letras e tem 4 sílabas que estão separadas da seguinte forma:
Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Placa-mãe.