Defina Meridiano: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina meridiano? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra meridiano, e também o que é meridiano.

Imagem representando Meridiano

Meridiano é um termo que deriva do latim meridi?nus e que se refere àquilo que pertence ou que é relativo à hora do meio-dia. Por extensão, o conceito é usado como adjectivo para mencionar algo que seja muito luminoso ou claríssimo.

Os meridianos, por outro lado, são os círculos máximos da esfera terrestre que passam pelos pólos. Pode dizer-se que os meridianos são linhas imaginárias, que se utilizam para determinar o horário (ou o calendário).

O meridiano de base a partir do qual se medem as longitudes é o meridiano de Greenwich. Esta circunferência imaginária une os pólos pelo antigo observatório astronómico da cidade inglesa de Greenwich, o qual foi adoptado como referência em 1884.

De Norte a Sul, o meridiano de Greenwich atravessa o Reino Unido, a França, a Espanha, a Argélia, o Mali, o Burkina Faso, o Togo e o Gana.

O meridiano que passa pelo ponto em que se encontra um observador recebe o nome de meridiano local. Este meridiano pode dividir-se em duas semicircunferências pelo eixo de rotação da Terra: o meridiano superior (PM) e o meridiano inferior (AM).

O tempo solar é a medida de tempo que se baseia no movimento aparente do sol sobre o horizonte. Quando o sol passa pelo meridiano, alcança o seu ponto mais alto no céu, momento que define o meio-dia.

Separação silábica de meridiano

O termo Meridiano possui 9 letras e tem 5 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • me
  • ri
  • di
  • a
  • no

Separação silábica da palavra Meridiano: Me-ri-di-a-no

Como pronunciar meridiano

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Meridiano.



Porquinho Mascote do site
Dicionários