Defina Matemática: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina matemática? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra matemática, e também o que é matemática.

Imagem representando Matemática

Do latim mathemat?ca, ainda que com origem mais remota num vocábulo grego que se pode traduzir como "conhecimento", a matemática é a ciência dedutiva que se dedica ao estudo das propriedades das entidades abstratas e das suas relações. Isto significa que a matemática trabalha com números, símbolos, figuras geométricas, etc.

A partir de axiomas e seguindo raciocínios lógicos, a matemática analisa estruturas, magnitudes/grandezas e vínculos das entidades abstratas. Isto permite, uma vez detectados certos padrões, formular conjecturas e estabelecer definições às quais se chegam por dedução.

A matemática trabalha com quantidades (números) mas também com construções abstratas não quantitativas. A sua finalidade é prática, uma vez que as abstrações e os raciocínios lógicos podem aplicar-se em modelos que permitem desenvolver cálculos, contas e medições com relação física.

A matemática busca entender os números e suas relações de forma abstrata e relaciona através da lógica as situações cotidianas.

A matemática pode ser dividida em pura e aplicada tendo os seus elementos a intuição, analise, lógica, construção e individualização. Ela é usada como ferramenta em muitas áreas das quais tais são engenharia, física, química, medicina, biologia.

Dentro da matemática aplicada e tratada a aplicação da matemática a todas áreas do conhecimento humano do domínio científico e tecnológico que incluem programação linear, biomatemática e bioinformática, teoria dos jogos, teoria da informação, probabilidade e estatística, matemática financeira, criptografia, matemática voltada a engenharia e uma grande parte da ciência da computação.  Já matemática pura não precisa se preocupa com as aplicações e certas áreas do conhecimento.

Pode-se dizer que quase todas as atividades humanas têm algum tipo de relação com a matemática. Esses vínculos podem ser evidentes, como no caso da engenharia, ou ser menos relevantes, como na medicina ou na música.

É possível dividir a matemática em diferentes áreas ou áreas de estudo. Neste sentido, pode-se falar da aritmética (o estudo dos números), da álgebra (o estudo das estruturas), da geometria (o estudo dos segmentos e das figuras) e da estatística (a análise de dados recolhidos), entre outras.

Importa salientar que, no dia-a-dia, costumamos recorrer à matemática de forma quase inconsciente. Quando vamos a uma mercearia e compramos um quilo de tomates, o vendedor diz-nos o preço e fazemos imediatamente um cálculo básico para saber com que nota pagar e quanto iremos receber de troco.

Muitas figuras contribuíram para a matemática que temos hoje em dia, fazendo parte do nosso dia a dia, seja no trabalho, nos estudos ou nas situações do cotidiano.

Tudo se inicia entre os anos 3000 a 2500 a.C, sendo que, nesse período, foram encontrados os mais antigos textos matemáticos na Mesopotâmia. Ainda, nesse mesmo período o ábaco é inventado na China. Também surge nesse período as tabuadas.

Por volta de 1600 a.C o papiro de Rhind é escrito, sendo esse o principal texto matemático do povo egípcio, onde haviam regras para a realização de adições e subtrações de frações, equações de primeiro grau, problemas de aritmética, medições de volumes, entre outros. Já nos anos 300 e 600 é criado o sistema numérico decimal que utilizamos ainda nos dias hoje (criado pelo povo hindu).

Separação silábica de matemática

O termo Matemática possui 10 letras e tem 5 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • ma
  • te
  • ti
  • ca

Separação silábica da palavra Matemática: Ma-te-má-ti-ca

Como pronunciar matemática

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Matemática.



Porquinho Mascote do site
Dicionários