Defina Lintel: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina lintel? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra lintel, e também o que é lintel.

Imagem representando Lintel

O lintel ou dintel é o elemento horizontal encontrado no setor superior das janelas, portas e outras aberturas, cuja função é resistir a cargas. As extremidades do lintel repousam nas ombreiras ou jambas, que são as peças verticais localizadas nas laterais da janela ou porta.

Pode dizer-se, portanto, que um lintel é uma peça estrutural que cobre o espaço existente entre as duas ombreiras. Desta forma, permite a criação de diferentes tipos de aberturas, uma vez que está localizado horizontalmente sobre o orifício que se faz para instalar janelas e portas, absorvendo os esforços superiores.

Essas cargas superiores recebidas pelo lintel são transmitidas para os setores laterais. Assim, pode dizer-se que funciona de maneira semelhante a uma viga.

Em geral, o lintel suporta a maior tensão em seu setor transversal central. Em materiais rígidos, é comum acontecerem fissuras no setor inferior da face inferior, que depois avançam em direção do setor superior.

Uma arquitetura adintelada é a que usa vários dintéis para cobrir vários espaços numa construção. Na antiguidade, os gregos, egípcios e romanos criavam enormes edifícios usando as técnicas da arquitetura adintelada.

Separação silábica de lintel

O termo Lintel possui 6 letras e tem 2 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • lin
  • tel

Separação silábica da palavra Lintel: Lin-tel

Como pronunciar lintel

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Lintel.



Porquinho Mascote do site
Dicionários