Defina Língua materna: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina língua materna? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra língua materna, e também o que é língua materna.

Imagem representando Língua materna

A língua materna também se conhece como idioma materno, língua nativa ou primeira língua. Trata-se do primeiro idioma que aprende uma pessoa ou, por outras palavras, da língua que se fala num país, e que é relativa aos naturais/nativos do mesmo.

A língua materna é, sem dúvida, aquela que se domina melhor, no sentido de uma valorização subjetiva que o indivíduo realiza relativamente às línguas que conhece. Também se trata da língua adquirida de forma natural, através da interação com o meio envolvente, sem intervenção pedagógica e sem uma reflexão linguística consciente.

É partir do aprendizado e domínio da língua materna que o indivíduo passa a ter acesso aos demais conhecimentos. Inclusive, para que uma pessoa consiga aprender novos idiomas, é necessário que domine ao menos o básico da sua língua materna. Ou seja, essa primeira língua é fundamental para o desenvolvimento do ser humano.

Mesmo uma pessoa sendo fluente em outro idioma, a língua materna é a que melhor essa pessoa conhecerá e entenderá, seja de forma oral ou escrita. Essa língua ainda está relacionada com as primeiras lembranças que uma pessoa possui da sua infância, ainda mais porque nessa fase é quando a criança começa a aprender sobre o mundo e o que nele está inserido.

Existem regiões onde um sujeito pode ter mais de uma língua materna. É o caso, por exemplo, daqueles que nascem em Mirando do Douro, os quais aprendem a falar, desde a nascença, mirandês e português. O mesmo é valido para descendentes de emigrantes, em que os filhos aprendem duas línguas ao mesmo tempo: a língua dos pais e a língua falada no país de acolhimento.

Em geral, o idioma materno é aprendido através da família, em casa. A habilidade na língua materna é imprescindível para a aprendizagem posterior, uma vez que constitui a base do pensamento. Por outro lado, uma destreza incompleta na língua materna dificulta a aprendizagem de segundas línguas.

Segundo defendem as teorias de Noam Chomsky e de outros linguistas, a língua materna pode ser aprendida até aos doze anos de idade. Uma vez superada essa etapa, as habilidades linguísticas do falante são distintas e qualquer língua aprendida passará a ser considerada como uma segunda língua.

A língua materna pode ser visa como uma importante ferramenta de trabalhado para todo e qualquer profissional, afinal de contas é a partir dela que conseguimos nos comunicar uns com os outros, realizar vendas, fazer descrições das características de produtos e serviços, entre outros.

As escolas são as responsáveis pelo desenvolvimento desse saber linguístico, e cabe a ela, por meio de seus orientadores, auxiliar para que o indivíduo consiga fazer bom uso dela: através de reflexões, por meio de atividades, por meio de explicações da gramática, entre outros.

O desenvolvimento da língua materna, assim como para qualquer outra língua, requer a leitura de diversos textos de forma a compreendê-los e também uma leitura crítica, com fins de análise. Mas também é necessário realizar a produção de textos (escrita), a percepção dos diferentes tipos de textos e linguagens (visual, literária, entre outras), entre outras.

Convém destacar que o Dia Internacional da Língua Materna é celebrado no dia 21 de Fevereiro.

Separação silábica de língua materna

O termo Língua materna possui 13 letras e tem 5 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • lín
  • gua
  • ma
  • ter
  • na

Separação silábica da palavra Língua materna: Lín-gua-ma-ter-na

Como pronunciar língua materna

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Língua materna.



Porquinho Mascote do site
Dicionários