Defina Limpeza: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina limpeza? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra limpeza, e também o que é limpeza.

Imagem representando Limpeza

Sinônimo de asseio, a limpeza é a ação e o efeito de limpar (remover a sujidade, as imperfeições ou os defeitos de algo; retirar as folhas velhas ou as cascas das hortaliças, dos legumes e das frutas; fazer com que um lugar fique livre daquilo que lhe possa ser prejudicial).

Exemplos: "Acabei de arranjar a bainha das calças. Agora, vou tratar da limpeza da casa de banho", "O governo deveria encarregar-se da limpeza das praias", "A limpeza da acelga leva bastante tempo", "A minha tia é empregada de limpeza".

O termo também diz respeito à qualidade de limpo: "Parabéns! A limpeza da tua casa está 5 estrelas", "Embora este rapaz não seja propriamente conhecido pela sua limpeza e pelo seu asseio, o que é certo é que trabalha muitíssimo bem", "Graças a este plano ecologista, o povo pode voltar a orgulhar-se da sua limpeza".

A limpeza pode associar-se com a higiene (as técnicas que aplicam as pessoas para limpar o seu corpo e controlar os factores que possam exercer um efeito negativo sobre a saúde). Através da limpeza e higiene, procura-se eliminar os microrganismos da pele e dos objetos (o pó, por exemplo) que estão em contacto com o ser humano.

Os produtos de limpeza são aqueles que ajudam a eliminar a sujidade, como o detergente, a lixívia, o amoníaco ou o sabão. Os utensílios de limpeza, por outro lado, são as ferramentas e os dispositivos que permitem limpar uma superfície (a escova, a vassoura, a esponja, o pano do pó, o aspirador, a esfregona, o balde, etc.).

Limpeza também é um termo empregado no âmbito da informática para descrever a remoção de arquivos que possam gerar danos no computador. Por exemplo: "é necessário fazer a limpeza da sua máquina para evitar travamentos ou mesmo que seja infectada por vírus".

Há também o que é conhecido por "limpeza espiritual" onde se realiza uma limpeza a fim de afastar as energias negativas e atrair energias positivas. O intuito disso é o fortalecimento do espírito.

Usam esse método aqueles que acreditam que a cura não provém apenas da medicina, mas também tem a ver com o espiritual. Elas acreditam que os problemas emocionais e também físicos podem ser solucionados com a ajuda dessa limpeza.

Há ainda a limpeza dentária, ela consiste na remoção de impurezas da placa bacteriana que o próprio individuo não consegue remover usando a escovação comum. Por meio dessa limpeza o paciente evita o surgimento de doenças tanto nos dentes quando na gengiva, tais como: cáries, gengivite, entre outras.

Essa limpeza é feita apenas pelo especialista em odontologia, pois ele possui produtos e recursos disponíveis no consultório que apenas ele tem acesso e, assim, pode fazer uma limpeza eficiente.

Existe um procedimento de limpeza de ouvido que é realizado por um especialista chamado de otorrinolaringologista. Esse procedimento consiste na remoção do excesso de cera no canal auditivo, sendo que para isso são utilizados dois métodos: o método de sucção (chamado de aspiração) ou por meio de lavagem (usando uma seringa com uma certa quantidade de soro fisiológico em temperatura morna).

Por fim, a expressão "mulher a dias" também significa empregada de limpeza.

Separação silábica de limpeza

O termo Limpeza possui 7 letras e tem 3 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • lim
  • pe
  • za

Separação silábica da palavra Limpeza: Lim-pe-za

Como pronunciar limpeza

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Limpeza.



Porquinho Mascote do site
Dicionários