Defina Leitura crítica: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina leitura crítica? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra leitura crítica, e também o que é leitura crítica.

Imagem representando Leitura crítica

O processo de apreensão ou assimilação da informação contida num suporte e que é transmitida através de certos códigos recebe o nome de leitura. Esse código pode ser visual, auditivo ou táctil.

Aquilo que habitualmente se entende por ler é um processo que implica vários passos, como a visualização (olhar para as palavras), a fonação (a articulação oral, seja consciente ou inconsciente), a audição (a informação que passa para o ouvido) e a cerebração (realiza-se a compreensão).

A crítica, por sua vez, é um juízo ou uma avaliação que se realiza sobre algo. As pessoas que se especializam em realizar juízos de valor sobre obras de arte, espetáculos e livros recebem o nome de críticos.

O conceito de leitura crítica faz referência à técnica ou ao processo que permite descobrir as ideias e a informação subjacente dentro de um texto escrito. Isto requer uma leitura analítica, reflectida e ativa
A leitura crítica, por conseguinte, é o passo prévio ao desenvolvimento de um pensamento crítico.

Só compreendendo um texto na sua íntegra, descobrindo a mensagem implícita do conteúdo para além da mensagem literal é que se consegue avaliar as suas afirmações e formar um juízo com fundamento.

O único texto que se pode criticar é aquele que se tenha entendido. Posto isto, a leitura crítica está associada a uma compreensão aprofundada da informação. Alcançando esse grau de compreensão, o leitor é capaz de aceitar ou de rejeitar a ideia do autor com responsabilidade sobre a sua decisão. Por isso, para fomentar/promover o pensamento crítico, deve-se, antes de mais, ter as competências necessárias em leitura crítica.

É por isso também que em boa parte dos casos a leitura crítica acaba sendo feita pelo próprio autor ou, em alguns casos, pelo editor. Nesse caso, ele pode pegar o original e fazer uma análise para ver se aquele material está de acordo com o que se necessita ou se está bom o suficiente para despertar o interesse do público, por exemplo.

Há ainda quem contrate pessoas para fazerem a leitura crítica de suas obras. Mas é importante mencionar que isso não é a garantia de que, se um leitor crítico aprova-la, sua obra será bem aceita pelo seu público.

Ou seja, a opinião de um profissional não garante que a obra será um sucesso ou mesmo aprovado por um editor.

Esse profissional que realiza essa análise da obra é conhecido como "leitor crítico". Ele realiza a leitura completa da obra, a analisa e dá o seu parecer quanto a ela. O leitor crítico não faz revisões, esse serviço fica a cargo do revisor (aquele que se volta apenas para as questões linguísticas da obra em questão).

Geralmente, quem faz a contratação desse serviço não conta apenas com a opinião de uma única pessoa, mas busca diferentes indivíduos para que o façam.

O leitor crítico pode existir em diferentes etapas para a análise de uma obra, por exemplo: ele pode avaliar se uma obra é boa para ser publicada (estando aqui entre o escritor e a editora) ou pode também analisar se ela é boa para estar numa livraria, entre outros.

Separação silábica de leitura crítica

O termo Leitura crítica possui 14 letras e tem 6 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • lei
  • tu
  • ra
  • crí
  • ti
  • ca

Separação silábica da palavra Leitura crítica: Lei-tu-ra-crí-ti-ca

Como pronunciar leitura crítica

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Leitura crítica.



Porquinho Mascote do site
Dicionários